Hoje divulgamos uma obra fundamental para quem se interessa pelo tema Mídia e Religião. O livro “Mídias e Religiões: A comunicação e a fé em sociedades em midiatização” organizado por Dr Pedro Gilberto Gomes, Dr Antonio Fausto Neto, pelo mestre e doutorando em Comunicação Moisés Sbardelotto e pela mestre em Comunicação Thamiris Magalhães de Souza reúne os textos apresentados durante a I Jornada de Mídias e Religiões realizada em São Leopoldo (RS) na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre as pesquisas que tem sido feitas sobre o tema.

O livro pode ser comprado online (Saraiva, Cultura, Amazon etc).

Confira abaixo o sumário com os textos:

SUMÁRIO

Prefácio: O caleidoscópio midiático
Pe. Pedro Gilberto Gomes, sj

O mistério da Igreja na era das mídias digitais
Antonio Spadaro S.I.

Parte 1: Ambiente Digital e Religiões

Devoção em Caracteres: As Redes de Relacionamento religiosas como fenômeno de midiatização: análise do discurso nas mídias do Círio de Nazaré, em Belém do Pará
Thamiris Magalhães de Sousa

Federação de redes e mídias sociais virtuais, sistema de informação para a comunicação da Pastoral da Juventude
Jean José Fortes Bianchi e Carla de Almeida Martins Basso

A página de Irmã Zuleide no Facebook: considerações sobre o cenário religioso brasileiro a partir de um fake
Vítor de Lima Campanha

Canção na web: a instituição religiosa regulando-se na circulação em dispositivos midiáticos
Lucas Brito de Barros

A lógica do desdobramento: processualidades da midiatização no portal cancaonova.com
Ana Cássia Pandolfo Flores

Mídia e religião: dispositivos em conexão: A reconfiguração da experiência religiosa no mundo digital
Marco Túlio de Sousa

Tensões e Disputas Discursivas Evangélicas nas Redes Sociais: As Performances de Edir Macedo, R.R. Soares e Silas Malafaia
Francieli Jordão Fantoni

Midiamorfose da fé: Continuidades e transformações da religiosidade na internet
Moisés Sbardelotto

Fiéis enredados: Para a criação de redes digitais de reconhecimento religioso
Luis Ignacio Sierra Gutiérrez

A Ciber-Religião: A midiatização do sagrado e a sacralização da mídia
Jorge Miklos

Parte 2: Culturas, Sociedades e Religiões

A afetação da memória coletiva do Batuque com a gravação dos cantos sagrados
Deivison Moacir Cezar de Campos

Documentário Saravá Irmãos: a participação infantil na religião umbanda
Joana Frota, Lara Fagundes e Renata Camargo

A formação do campo ayahuasqueiro uruguaio, meios de comunicação e subjetividades
Juan Scuro

Neuroteologia: sobre o encontro entre fé, ciência e mídia hoje
Leandro de Paula Santos

O pluralismo religioso. Influências na cultura e no imaginário contemporâneo como elementos persuasivos: Percepção sobre os padres cantores
Maria Beatriz Furtado Rahde e Luciana Braun Reis

A recepção do Padre Fábio de Melo por seus fãs/devotos
Carlos Henrique Corrêa Senna

“Caleidoscópio da fé”: A produção de sentido no “gospel” midiatizado pela música pentecostal
Valdevino de Albuquerque Júnior

O sermão luterano na visão do receptor: Um estudo da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo de Canoas
Lucas André Albrecht

Parte 3: Imagens e Religiões

O Livro de Eli: mídia e religião vivida como tarefa da teologia prática
Júlio Cézar Adam

Mídia e Religião:Das peregrinações ao universo das telecomunicações
Sidnei Budke

A gente se liga em você: panorama reflexivo sobre identidades na mídia – Festival Promessas da Rede Globo
Augusto Rodrigues Parada

Fé na mídia: um estudo das imagens técnicas (TV Record) como estratégia de comunicação e sobrevivência da Igreja Universal do Reino de Deus
Heinrich Fonteles

A Experiência religiosa eucarística do numinoso e o seu acontecimento através da mídia televisiva
Celeide Agapito Valadares Nogueira

Parte 4: Imprensa, Jornalismo e Religiões

Apontamentos para uma História da Imprensa Católica Brasileira
Aline Roes Dalmolin

Jornalismo, Evangelização e Cidadania
Beatriz Trezzi Vieira

Igreja em mediação: a atuação de jornalistas nas (Arqui)Dioceses do Brasil
Paulo Vitor Giraldi Pires e Maria Cristina Gobbi

Escrita, tipografia e inflexões do simbólico na tradição judaico-cristã
Julio Cesar Lemes de Castro

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

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