Exibir tudo

A religiosidade na mídia e o fim dos iconoclastas

Alberto Klein

RESUMO

A proposta deste trabalho é traçar um paralelo do tratamento dado ao problema da imagem no âmbito religioso em dois contextos distintos. O primeiro é a desaprovação zuingliana e calvinista (nos primórdios da Reforma do séc. XVI) do uso de ícones nos templos; a fúria dos calvinistas diante das imagens rendeu‐lhes a fama de iconoclastas. Num segundo momento, em um contexto de sobreposição das mídias eletrônicas sobre processos primários de comunicação, vamos nos deter sobre a conversão do próprio culto evangélico em imagem midiática, obedecendo a uma estética televisual.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Alberto Klein publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *