A pesquisa se propõe a examinar o fenômeno da midiatização da religião caracterizada como “comunidades de pertencimento”, dando atenção para as suas causas, mas, sobretudo, mostrar experiências televisivas que atravessam o cotidiano dos fiéis, deslocando-os para vivências que se realizariam no interior da comunidade demarcadamente sociorreligiosatelevisiva. Mostra-se as estratégias de reconhecimento de sentido religioso e práticas sociossimbólicas religiosas, desenvolvidas por receptores católicos da TV Canção Nova, em Caxias do Sul. A metodologia da pesquisa consiste em mostrar como a recepção relaciona-se com a oferta, e dessa relação estrutura aquilo que nos parece ser a sua especificidade no processo de constituição do funcionamento no âmbito dessa comunidade. A pesquisa realiza a descrição e análise qualitativa do material empírico, considerando como um profissional do garimpo comunicacional, buscamos com carinho, paciência e agudez os dados para descrever as apropriações que os fiéis realizaram na constituição da comunidade de pertencimento. A tese está construída em quatro partes: na primeira, discute-se o conceito de comunidade que historicamente vem recebendo vários matizes até chegar ao que estamos chamando de “comunidade de pertencimento”; na segunda, aborda-se que a midiatização é pertinente para perceber os fenômenos que envolvem a transformação e a reorganização das práticas religiosas, enquanto modalidade de prática social; na terceira, analisa-se que essa comunidade de pertencimento só é possível porque ela resulta do que seria o trabalho da televisão como complexo dispositivo operando em novas bases de interação diversidade de processos sociotécnicos; na quarta, apresentam-se três procedimentos metodológicos visando perceber como essa comunidade de pertencimento se constitui em termos de práticas discursivas da recepção: observação assistemática da programação, pesquisa exploratória e observação do processo de apropriação. O estudo evidencia a centralidade da midiatização, que afeta as práticas religiosas e faz surgir uma nova “comunidade de pertencimento”. No entanto, ao lado desse papel central da mídia, percebemos, também, que há uma religião que emerge da relação da mídia com a sociedade que, por sua vez, é permeada por diversas lógicas que ultrapassam o controle da produção.
Baixe a tese <<<Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento : estudo sobre a recepção da TV Canção Nova>>> de Paulo Roque Gasparetto ou acesse o trabalho diretamente no site da Unisinos.
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