O Mídia, Religião e Sociedade reuniu um conjunto de obras que tratam de temas relacionados à Mídia e Religião disponibilizados para download gratuito. Confira abaixo a relação e clique no título para baixar o livro.
1) Comunicação, Linguagens e Religiões
Magali do Nascimento Cunha; Letícia Jovelina Storto
Este é um livro plural. Essa afirmação deve-se ao conteúdo que reconhece as múltiplas linguagens pelas e com as quais nós humanos nos comunicamos. Diz respeito também à compreensão, contida nestas páginas, acerca da diversidade de religiões e de experiências religiosas pelas e com as quais seres humanos experimentam o sagrado. E a pluralidade presente neste livro está contida também nos capítulos que compõem um instigante mosaico de temas de pesquisa que relacionam o fenômeno da comunicação humana e suas linguagens às religiões.(..) Por isso oferecemos esta obra, como uma contribuição aos estudos que relacionam comunicação, linguagem e religiões, reunindo pesquisas de estudiosos de diferentes regiões do Brasil e do exterior vinculados ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião/Grupos de Estudos Mídia, Religião e Cultura, da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). As pesquisas estão substancializadas neste livro na forma de capítulos, distribuídas em quatro eixos temáticos: cultura, ideologia, mídias e análise do discurso.
2. Mitos, mídias e religiões na cultura contemporânea
Alberto Klein; Hertz Wendel de Camargo (orgs,)
O fato é que o mito, a mídia e o consumo possuem retóricas, narrativas e discursos que permitem a aproximação e intercâmbio sígnicos com a religião. O universo do consumo, regularmente, nos exibe seu flerte com os discursos religiosos e as imagens dos ambientes de culto. São exemplos a batalha pela audiência dos programas de TV evangélicos e católicos, a arquitetura eclesiástica ou faraônica de shopping centers, a ritualização do consumo, a peregrinação para eventos e lugares de consumo em massa, os conceitos de fidelização e de seguidores (termos originados na religião), entre tantos outros. […]. São olhares que partem de diferentes campos teóricos. Desta maneira, reunimos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Brasília (UnB), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Faculdade Casper Líbero (SP), Universidad Complutense de Madrid (UCM), Universidad de Jujuy (Argentina) e Universidade de Marquette (Wisconsin, EUA).
3. Umbanda, Cultura e Comunicação: olhares e encruzilhadas
Hertz Wendel de Camargo (org.)
[…] A reunião de textos que descrevem e buscam se aproximar de ambientes e práticas da Umbanda evidencia o quão plural e complexo são esses fenômenos, e como a diversidade de suas manifestações e experiências torna difícil categorizá-las, discriminá-las claramente, fazendo ganhar a complexidade e a diversidade e sacrificando a pretensão de que seja possível abarcar racionalmente e tornar classificáveis fenômenos tão atávicos como os relacionados ao imaginário e à religiosidade. (…) Não há como adentrar esses territórios sem abrirmos mão das vaidades, o olhar iniciático exige entrega, é preciso aceitar as incertezas na própria carne. Resgatar a sabedoria de nossos ancestrais, das forças “espiritonaturais” presentes na Umbanda, levantar o pó de pemba e defumar a coisa toda. É disso que esse livro trata, de olhares, de aproximações do que nunca se poderá traduzir, do que não se quererá desvelar. E do que será sempre provocador do riso e do grito, da dança e do bater dos tambores. [ Trecho do prefário assinado por Malena Contrera ]
4. Religious television: the American experience
Peter G. Horsfield
A obra aborda o fenômeno do televangelismo norteamericano no século XX e sua repercussão na sociedade estadunidense junto à audiência e às igrejas locais.
5. CISC 20 ANOS: Comunicação, cultura e mídia
Diego Andrade Bornhausen, Jorge Miklos, Mauricio Ribeiro da Silva (orgs)
(…) Organizamos o presente-livro buscando a contribuição de uma pequena gama de pesquisadores dentre aqueles que participaram – nos últimos 20 anos – da fundação, construção e consolidação do CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, grupo de pesquisas fundado e liderado por Norval Baitello Jr. e vinculado à PUC-SP. Os textos aqui apresentados denotam a capilaridade das questões relacionadas à comunicação, imbricada nos ambientes do trabalho, no espaço de nossas moradias e cidades, nos movimentos sociais, na religião, na moda, nos jornais, nas rádios, na internet e em diversas outras manifestações de nossa sociedade. (…) Sobre comunicação e religião, conferir os textos: FÉ NA MÍDIA: Um estudo das imagens técnicas (TV Record) como estratégia de comunicação e sobrevivência da Igreja Universal do Reino de Deus – Heinrich Fonteles; CIBER-RELIGIÃO: O sacrifício do corpo na cibercultura – Jorge Miklos; IMAGENS PROFANAS NA SAGRADA MÍDIA? IMAGENS SAGRADAS NA MÍDIA PROFANA? A televisão católica no Brasil e seus desafios – Marlson Assis de Araújo; IMAGEM CULTO, IMAGEM E MÍDIA: O espaço e o tempo da religiosidade contemporânea – Alberto Klein; DE BABEL À CIDADE DO CÉU: A vertical, do mito à imagem – Maurício Ribeiro da Silva;
6 . Religions of Modernity: Relocating the Sacred to the Self and the Digital
Stef Aupers, Dick Houtman (orgs)
Religions of Modernity’ challenges the social-scientific orthodoxy that, once unleashed, the modern forces of individualism, science and technology inevitably erode the sacred and evoke the profane. The book’s chapters, some by established scholars, others by junior researchers, document instead in rich empirical detail how modernity relocates the sacred to the deeper layers of the self and the domain of digital technology. Rather than destroying the sacred tout court, then, the cultural logic of modernization spawns its own religious meanings, unacknowledged spiritualities and magical enchantments. The classical theoretical accounts of modernity by Max Weber, Emile Durkheim and others, it is argued in the introductory chapter, already hinted that there’s a future for such religions of modernity.
7. Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização?
Jairo Ferreira, Ana Paula da Rosa, Antônio Fausto Neto, Pedro Gilberto Gomes, José Luiz Braga (orgs)
Este livro é resultado de um longo processo de interlocução, anterior, concomitante e posterior à realização do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, no PPGCC-Unisinos, com apoio da Capes e do CNPq. Os artigos foram escritos após o evento, tendo-se solicitado aos autores que dialogassem com os debates ali ocorridos, qualificando suas intervenções. O Seminário proposto permitiu que pesquisadores, docentes e discentes, integrem-se a um debate internacional sobre a linhagem de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, incluindo a mobilidade e formação. * sobre comunicação e religião, conferir os textos: MEDIALIZAÇÃO, ESPÍRITO PÓS-NEOPROTESTANTE E ÉTICA DO CAPITALISMO “AFETIVO” – Stefan Bratosin; A MIDIATIZAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E INTERNET – Pedro Gilberto Gomes, S. J.
8. El Poder de la Religión en la Esfera Pública
Eduardo Mendieta, Jonathan Vanantwerpen (orgs)
Muchas de las opiniones comunes sobre la religión y la vida pública son mitos que tienen poco que ver con la realidad política y social o con la experiencia cotidiana. Por ejemplo, la religión no es ni meramente privada ni puramente irracional. Y la esfera pública tampoco es un ámbito de franca deliberación racional ni un espacio pacífico de acuerdo libre de coacción. En los últimos años, en medio de una extendida recuperación del interés por la relevancia pública de la religión, son las categorías mismas de lo religioso y lo secular las que se reexaminan, reelaboran y replantean. Es lo que hacen, en este libro, cuatro destacados pensadores y representantes de la filosofía política y social contemporánea: Jürgen Habermas, Charles Taylor, Judith Butler y Cornel West. Se recogen aquí sus intervenciones en un coloquio sobre «el poder de la religión en la esfera pública», tanto sus propias exposiciones como su posterior diálogo mutuo.
9. Brands of Faith: Marketing Religion in a Commercial Age
Mara Stein
Mara Einstein shows how religious branding has expanded over the past twenty years to create a blended world of commerce and faith where the sacred becomes secular and the secular sacred. In a series of fascinating case studies of faith brands, she explores the signifi cance of branded church courses, such as Alpha and 40 Days of Purpose, the growth of megachurches, and the popularity of televangelists like Joel Osteen and their counterpart television talk-show host Oprah Winfrey, as well as the rise of Kabbalah. She asks what the consequences of this religious marketing will be, and outlines the possible results of religious commercialism – good and bad. Repackaging religion – updating music, creating teen-targeted bibles – is justifi able and necessary. However, when the content becomes obscured, religion may lose its unique selling proposition – the very ability to raise us above the market.
11. Mediatization and religion – Nordic Perspectives
Stig Hjarvard, Mia Lövheim (orgs)
O livro apresenta um conjunto de artigos reunidos por Stig Hjarvard e Mia Lövheim sobre o relacionamento entre mídia e religião tendo por referência a teoria da midiatização da religião. A partir de uma visão sobre o fenômeno nos países nórdicos os autores pensam como a mídia afeta a religião, provendo a sociedade não só de diferentes perspectivas sobre a religiosidade e suas instituições religiosas, mas também possibilitando a inserção de lideranças religiosas na mídia. Assim, ensejam-se novas formas de imaginário religioso e interação com a religião. Os textos partem de distintos referenciais teóricos: Teoria da Comunicação, Sociologia e Teologia.
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2 Comments
Muito obrigado!
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