Emilson Ferreira Garcia Junior, Robéria Nádia Araújo Nascimento
RESUMO
Este estudo articula e sistematiza os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos místico-religiosos abordados pela teledramaturgia da Rede Globo, a partir da análise das obras ficcionais Amor Eterno Amor, A Viagem e Escrito nas Estrelas, livremente inspiradas na doutrina espírita de Allan Kardec. Inserindo-se no campo epistemológico dos Estudos Culturais, partiu da premissa de que a teledramaturgia influencia a globalização social de diversas temáticas, incluindo-se as religiosas, instigando interações na esfera pública que, de modo empático e sensorial, deixa-se afetar pelos conteúdos da ficção. Sob essa ótica, as novelas disseminam novas leituras do universo religioso, promovendo dinâmicas de sociabilidade, tecidas a partir da ressignificação de suas narrativas, que se mostram polissêmicas e instigam novas racionalidades. Diante desse horizonte teórico, pensar o papel da teledramaturgia no enfoque de religiosidades mostra-se uma perspectiva de investigação relevante para o campo da comunicação, uma vez que reflete o processo da midiatização contemporânea, marcado pela interpenetração das lógicas midiáticas em vários campos sociais, em particular no que concerne ao binômio religião-cultura. Nesse sentido, o estudo sinaliza que as mensagens da ficção televisiva transcendem a temporalidade em que foram escritas, à medida que produzem apropriações que geram novas práticas simbólicas no espaço social, configurando ambientes privilegiados para a disseminação das simbologias e arquétipos religiosos.
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