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Evento da FAPCOM discute mito, cultura e mídia



VIII Simpósio de Comunicação comemora os 10 anos de fundação da  Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). É um evento anual de caráter acadêmico, com palestras gratuitas, que reúne pesquisadores, estudantes, professores de comunicação, filosofia e áreas correlatas.

Dias:  18/08 (terça-feira) | 19/08 (quarta-feira) | 20/08 (quinta-feira).
Local: Auditório FAPCOM (Rua Major Maragliano, 191, Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030)
Confira a programação abaixo:
1° dia (18/08) – A imagem mítica
O tema da imagem mítica nos leva a realizar um exercício antropológico em busca dos primeiros registros sinalizadores das produções imaginárias humanas encontrados pelos arqueólogos, pelos historiadores da cultura e pelos mitólogos na pré-história e na antiguidade. Entender a imagem para que as sociedades primevas requer um grande exercício de alteridade, a observação aos processos de desenvolvimento da consciência humana, a compreensão da natureza mágica da imagem, e, sobretudo, a compreensão de que o pensamento mítico nos compõe como humanos e nos acompanha até os dias atuais.
Palestrante: Profª. Dra. Malena Segura Contrera (PUC/SP)
2° dia (19/08) – A imagem de culto
Nos ambientes de culto são as imagens os principais veículos para conduzirem os homens à experiência mística e ao contato com suas divindades. Este foi seu principal uso durante um longo período da história da humanidade que se projeta até mesmo nos dias atuais. Nesse ambiente, a imagem materializa a presença divina, colocando-se como dispositivo de transcendência. A força de mobilização psíquica dos ícones religiosos rompe com o paradigma da representação, levando o homem a considerá-los expressão do próprio sangrado. A religiosidade midiática reconfigura o culto às imagens a partir da lógica da visibilidade em substituição ao mistério.
Palestrante:  Prof. Dr. Alberto Klein (UEL – Universidade Estadual de Londrina)
3° dia (20/08) – A imagem mediática
Com a reprodutividade mecânica inicia uma nova época de imagens, agora cada vez mais onipresentes, cada vez mais diversificadas, animadas e inanimadas, projetadas ou impressas, miniaturizadas ou maximizadas, sonoras ou mudas. Na era das máquinas e imagens, sobretudo aquelas que carregamos conosco para todos os lugares, os novos ambientes de imagens se tornam praticamente todos eles ambientes mediáticos onde se mesclam o público e o privado, o individual e o coletivo, o infantilizante e o senilizante, a adrenalina e o torpor, graças à força de captura das imagens, sua leveza e sua facilidade. A acessibilidade ao mundo das imagens mediáticas passa a ser universal e seu barateamento traz consigo também uma inflação e uma perda do valor de exposição.
Palestrante:  Prof. Dr. Norval Baitello Junior (PUC-SP)
Para mais informações acesse o site da FAPCOM clicando <<<aqui>>>.

Mídia, Religião e Sociedade
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O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

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