Exibir tudo

CHAMADA: I Congresso Brasileiro de História do Protestantismo no Brasil

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Brasileiro de História do Protestantismo no Brasil, a ser realizado na Universidade Federal de Campina Grande, de 11 a 14 de agosto. As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 24 de abril. Dentre os Grupos de Trabalhos (GTs) destacamos o GT 10 (Cultura impressa protestante no Brasil – do dezenove à atualidade) e o GT 24 (Evangélicos na atualidade) que abrigam temas de interesse a pesquisadores que estudam mídia e religião. Abaixo seguem os resumos com as informações dos dois GTs:

GT 10 – Cultura Impressa protestante no Brasil – do dezenove à atualidade
Coordenação: Drª. Karla Janaina Costa Cruz
Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

Resumo
Na segunda metade do Século XIX, o estabelecimento das missões protestantes originárias da Europa e dos Estados Unidos provocou mudanças significativas no cenário religioso e cultural brasileiro.  A palavra impressa se tornaria, então, uma eficiente aliada do ideal evangélico por favorecê-lo em ao menos três aspectos: a difusão da propaganda evangélica, a circulação de informações sobre as atividades missionárias das denominações históricas e a instrução doutrinária dos fiéis através da leitura. Nesse conjunto impresso, diversos suportes – a exemplo de periódicos, hinários, livros, folhetos, etc – passaram a constituírem-se significativos artefatos culturais, por meio dos quais diversos gêneros literários circulavam e eram dados a ler. O presente GT justifica sua importância em propor uma reflexão sobre a contribuição da vertente protestante para a construção da história da leitura e do livro no Brasil, favorecendo uma abordagem mais acadêmica às produções literárias religiosas. Serão bem-vindos ao Grupo pesquisas que procurem verificar, nos impressos protestantes, as categorias de autoria, obras, leitores, editoração e tradução a fim de refletir como “conteúdo e materialidade se fundem” (CHARTIER, 2009), história e literatura se imbricam na tentativa de reconstituir, evitando-se os anacronismos, a formação e manutenção de um sistema literário protestante no Brasil.


GT 24 – Evangélicos no (do) ciberespaço. 
Coordenação: Dr. Eduardo Guilherme de Moura Paegle 
Dr. Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho


Resumo
A paisagem social contemporânea pode ser descrita como forma(ta)da por múltiplas formas subjetivas, coletivas e institucionais de identificações, expressões e re(a)presentações. Ao mesmo tempo, as diversas (bri)colagens identitárias possíveis de (re)produção podem encontrar no ciberespaço espaço estimulante de (des)envolvimento. O ciber, proporcionador de relações entre humanos/as e entre humanos/as e máquinas, é ambiente de experiências devocionais, agenciamentos e deslocamentos identitários, resistências, conservadorismos, (in)tolerâncias, diversidades e fundamentalismos – como o é o espaço online. O GT acolherá trabalhos relacionados ao ciberespaço e à conexão entre ciberespaço e outros espaços. São também desejáveis trabalhos nos campos dos estudos de corpo, música, espetáculo, marketing e mídia”.

Para mais informações clique <<<aqui>>>

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *