O objetivo deste artigo é analisar as ações discursivas de uma personalidade do catolicismo, numa perspectiva mercadológica e espetacular, classificando-o como uma celebridade da fé, no ambiente das mídias sociais digitais. Para isso, nos debruçamos sobre a fan page do padre Fábio de Melo, na rede social Facebook e no seu perfil na rede Twitter. Analisamos, assim, fragmentos dos discursos disseminados nessas redes, considerando como ponto de partida, além da sua dimensão midiática, as possibilidades interativas, a construção identitária espetacular e as vertentes promocional e mercadológica, constituintes da imagem do Padre em questão. Na perspectiva das práticas religiosas contemporâneas evidencia-se a instrumentalização das atividades midiáticas e mercadológicas para o fortalecimento da imagem de celebridades religiosas, o que acaba favorecendo a transformação do imaginário dos fiéis em relação às formas como passam a ver e a praticar a sua própria religiosidade. Palavras-chave: Celebridade religiosa. Mídias digitais. Discurso. Espetáculo. Mercadológico.
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