Esta pesquisa objetivou investigar de que modo a televisão, particularmente no telejornalismo, participa nos processos de construção das identidades evangélicas e de que maneira esta representação é percebida por grupos de batistas e metodistas, que residem numa cidade do interior de Minas Gerais (Cataguases). Foi feita uma análise, à luz dos Estudos Culturais, do Interacionismo Simbólico e tendo como metodologia a Análise de Discurso Francesa e a Teledramaturgia do Jornalismo, dos discursos telejornalísticos acerca dos evangélicos e suas representações no Jornal Nacional e no Jornal da Record, verificando como se deu, por meio de grupos focais, a autopercepção dos grupos evangélicos frente a essas representações. Indagou-se pela possibilidade de se estabelecer referenciais identitários nesses telejornais, pelo viés da alteridade e da identidade, considerando, entre outros fatores, os laços institucionais ou históricos das emissoras com segmentos religiosos específicos (como no caso do Jornal da Record, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus por meio de seus acionistas). Um importante diferencial na pesquisa é o fato de realizar a análise junto a pessoas vinculadas ao Protestantismo Histórico (batistas e metodistas), uma vez que a maioria dos estudos contemporâneos sobre mídia e religião contempla preferencialmente os chamados neopentecostais, com foco principal na Igreja Universal do Reino de Deus e similares.
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