A partir de distintas abordagens do fenômeno religioso pelas ciências sociais e humanas, indaga-se sobre a contribuição específica do olhar comunicacional sobre o campo religioso. Em função do papel preponderante que a mídia exerce recentemente, considera-se que o conceito de midiatização possibilita uma aproximação teórica e metodológica entre esses campos. Para problematizar a religião como objeto de estudo específico para o campo científico da comunicação, faz-se uma revisão bibliográfica para discutir alguns conceitos centrais para o estudo: objeto da comunicação, campos e midiatização. A reflexão aponta que o olhar comunicacional sobre o objeto religioso incide especificamente sobre os aspectos que evidenciam o processo de midiatização da religião.
Leia o artigo <<<O que há de especificamente comunicacional na religião?>>> de Herivelton Regiani e Viviane Borelli ou baixe diretamente no portal da revista Comunicação e Informação.
Confira outros textos de <<<Herivelton Regiani>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.
Confira outros textos de <<<Viviane Borelli>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.