Exibir tudo

Novas imagens da pombagira na cultura pop: símbolos, mitos e estereótipos em circulação

Artigo-Cultura Midiática e Religião
Florence Marie Dravet
Leandro Bessa Oliveira

Resumo

Como o arquétipo da mulher selvagem sobrevive e ressurge dentro de construções estereotipadas do feminino na cultura pop contemporânea, especialmente, na música e nos videoclipes? Para tratar desse arquétipo, partimos da figura brasileira da pombagira, símbolo de uma força feminina livre, selvagem, sensual e sexual. De acordo com a teoria de Warburg (2012), símbolos fortes ressurgem na arte devido ao caráter recorrente do pathos, que ele denomina pathosformel. Mostraremos, com o estudo de três figuras do feminino do star system mediático como um feminino livre, embora tenha sido devastado por séculos de falocentrismo, está ressurgindo e se manifestando na cultura pop.

Leia a dissertação <<<Novas imagens da pombagira na cultura pop: símbolos, mitos e estereótipos em circulação>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<site da revista Comunicação, Mídia e Consumo>>>.

Confira outros textos de <<<Florence Marie Dravet>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Leandro Bessa Oliveira>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *