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Novas Identidades e Subjetividades on-line: as jovens youtubers leigas e o neoconservadorismo evangélico

Patrícia Garcia Costa

Resumo

Esta tese tem como objetivo investigar o processo de construção identitária e as subjetividades on-line das jovens mulheres youtubers evangélicas como sujeitos na rede digital, buscando compreender, nas relações entre religião e mídias digitais (plataforma YouTube), o processo de adaptação do conservadorismo cristão ao novo modo de ser evangélico no Brasil, reconhecido nesta tese como conservadorismo fluido. A pesquisa ancora-se nos vídeos publicados por cinco youtubers que mais possuem fãs na rede e que se autointitulam cristãs. A hipótese é de que as jovens mulheres articulam discursos que constroem novos jeitos de ser evangélico. Essa subjetividade nasceu no contexto evangélico como o “novo jeito” de promover a doutrina religiosa de bases conservadoras. Desse fenômeno pode surgir um espaço de influência e readequação em relação às práticas de apropriação de bens simbólicos dos sujeitos que interagem com os discursos dessas influenciadoras digitais. O arcabouço teórico da pesquisa está baseado nos conceitos de subjetividade e de construção identitária, relacionando-os às teorias sobre processos comunicacionais via redes sociais digitais em diálogo com as interfaces mídias/religião e gênero/religião. Para tratar de Redes Sociais Digitais, os conceitos estão baseados no discurso das mídias em relação ao sujeito contemporâneo. A proposta metodológica para aplicação da base teórica é a Análise de Conteúdo de dados qualitativos (AC) associada à Análise de Discurso (AD) de linha francesa. A análise de conteúdo contribui para quantificar a ocorrência de termos, citações de conteúdo religioso, palavras-chaves que indiquem as marcas ideológicas presentes no discurso das youtubers. Com a AD é possível pensar a ideologia, uma vez que a materialidade é o discurso, e a materialidade do discurso é a língua. Nesse processo, buscou-se a verificação de como os efeitos de sentidos são gerados por meio dos enunciados, a saber: a linguagem utilizada pelas youtubers, não apenas a verbal, mas também a gestual, a entonação, a cenográfica e as músicas utilizadas. Para isso, elegemos como objeto de estudo cinco mulheres youtubers que se identificam como evangélicas e possuem o maior número de fãs em suas redes, são elas: Priscilla Alcântara, Maju Trindade, Fabiola Melo, Rayza Nicácio e Farkile. Como resultado, a pesquisa compreende o conservadorismo fluido um processo de mudança da linguagem e do comportamento dos evangélicos que ainda guarda aspectos relevantes e fortes do que se entende por tradição protestante, identificado como uma nova fase do conservadorismo religioso.

Leia a tese <<<Novas Identidades e Subjetividades on-line: as jovens youtubers leigas e o neoconservadorismo evangélico>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<repositório institucional da UMESP>>>.

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