Exibir tudo

Narrativas do (Con-)vencer: Testemunhos de Fracasso e Sucesso da Igreja Universal na sua Programação Televisiva em Minas Gerais

Marco Túlio de Sousa

RESUMO

No presente estudo oferecemos uma análise narrativa da Programação da Igreja Universal que consiste em programas televisivos da Igreja Universal veiculados em Minas Gerais no período da madrugada. Com base no método da “semana construída” e na teoria narrativa de Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), oito edições foram analisadas com o objetivo de se entender a relação que a igreja procura construir com o público por meio de seus textos e textualidades e o modo como estes se relacionam entre si. O percurso realizado permitiu-nos identifi car a existência de uma “arquitetura narrativa” comum a todos os programas que compõem a Programação IURD, qual seja: “narrativas de fracasso” atreladas às “narrativas de sucesso” que são mediadas pelos comentários dos pastores. Assim, parece-se buscar uma “dupla identificação” do público com os problemas e as soluções, com intuito de convencê-lo a ir a um dos cultos da denominação.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros de Marco Túlio de Sousa publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *