Hertz Wendel de Camargo
Alberto Klein (orgs.)

SINOPSE

O fato é que o mito, a mídia e o consumo possuem retóricas, narrativas e discursos que permitem a aproximação e intercâmbio sígnicos com a religião. O universo do consumo, regularmente, nos exibe seu flerte com os discursos religiosos e as imagens dos ambientes de culto. São exemplos a batalha pela audiência dos programas de TV evangélicos e católicos, a arquitetura eclesiástica ou faraônica de shopping centers, a ritualização do consumo, a peregrinação para eventos e lugares de consumo em massa, os conceitos de fidelização e de seguidores (termos originados na religião), entre tantos outros. […]. Por fim, a proposta do livro Mitos, Mídias e Religiões na Cultura Contemporânea foi reunir pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacionais para enriquecer os diálogos entre mídia e religião, tendo o mito como memória estruturadora de subjetividades e do imaginário. São olhares que partem de diferentes campos teóricos. Desta maneira, reunimos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Brasília (UnB), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Faculdade Casper Líbero (SP), Universidad Complutense de Madrid (UCM), Universidad de Jujuy (Argentina) e Universidade de Marquette (Wisconsin, EUA). Esperamos que sua leitura seja tão prazerosa quanto o processo de organização desta coletânea.

 

Sumário

Prefácio 9

Autores 281

1) DEGREDADAS FILHAS DE EVA: MARCAS DISCURSIVAS DOS MITOS CRISTÃOS NOS BLOGS DE PROFESSORAS 13

Samilo Takara, Teresa Kazuko Teruya

2) MIDIATIZAÇÃO DA RELIGIÃO E VISIBILIDADE PÚBLICA: AS IMAGENS DE BENTO XVI NO BRASIL 33

Luís Mauro Sá Martino

3) O DISCURSO SAGRADO DO JORNALISMO 53

José de Arimathéia Cordeiro Custódio

4) DON JUAN DE VITALIANO BRANCATI: DON GIOVANNI IN SICÍLIA, O MITO DE DON JUAN, ARQUéTIPO, MITO, TRANSFORMAÇÃO E DESMISTIFICAÇÃO 87

Cristina Martín-Posadillo Coriasso

5) “SÓ A REALIDADE É CAPAZ DE CONTAR TUDO” – IMAGINÁRIO MIDIÁTICO EM TRÊS DÉCADAS DE LITERATURA ARGENTINA  111

Mariano García

6) A PEREGRINAÇÃO HOJE EM DIA: VIAGEM MÍTICA, REAL, VIRTUAL 129

Rosa Affatato

7) MITO Y TRASCENDENCIA  147

José Manuel Losada Goya

8) “Quando o ladrão Se torna santo e o BANQUETE AJUDA A ESQUECER A TRISTEZA…”: RITUAIS PERFORMÁTICOS, A QUESTÃO DA IDENTIDADE E A PRESERVAÇÃO DA CULTURA 169

Tadeusz Lewicki

9) FOTOGRAMAS DA PÁTRIA AUDIOVISUAL: Diversidade étnica e projeto nacional em dois curtas comemorativos do Bicentenário argentino 191

Alejandra García Vargas

10) A FÉ NO NOVO “CENTRO DO MUNDO” – A MÍDIA: A BUSCA DE LEGITIMIDADE E AUTENTICIDADE DA IURD VIA TV RECORD 211 Heinrich Fonteles

11) REATUALIZAÇÃO DO MITO DA MORTE INICIÁTICA: A REENCENAÇÃO DA VIA CRUCIS DURANTE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 243

Elza Kioko do Couto, Lorena Borges

12) MITO, TOTEM E MAGIA Na publicidade: onde vivem os objetos 263

Hertz Wendel de Camargo

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