Exibir tudo

Midiatização do campo religioso e processos de produção de sentido análise de um conflito anunciado – O caso do Jornal Evangélico da IECLB

Dissertação - Mídia Impressa e Religião
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum

RESUMO

Esta dissertação é um estudo sobre as conflitualidades de campo no processo de midiatização do campo religioso realizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, por meio do Jornal Evangélico. Para contextualizar este estudo no cenário teórico sobre comunicação e igreja no Brasil, fez-se um apanhado das principais produções científicas sobre o tema nos últimos 40 anos, segundo o enfoque dos meios, dos sujeitos e dos processos de comunicação. O tema da midiatização do campo religioso é refletido a partir da noção de campo social e da caracterização dos campos religioso e midiático. O campo midiático atua como o organizador dos demais campos sociais na esfera pública, valendo-se para isso da sua competência discursiva. No entanto, a relação de campos é marcada por tensões. No caso da relação entre igreja e jornal a conflitualidade de campo é peculiar porque se dá no interior do campo religioso e é de natureza histórica e discursiva. Assim, este estudo descreve e analisa as conflitualidades de campos manifestadas nos discursos do jornal. O aporte teórico foi constituído por autores como Bourdieu, Esteves, Rodrigues, Verón, Martín-Barbero, Bakhtin, Mauillaud e Fausto Neto. Este estudo mostra que a relação entre o campo religioso e o campo midiático é marcada por conflitos de ordem discursiva, ainda que o meio de comunicação tenha sido instituído pelo campo religioso.

Leia a dissertação <<< Midiatização do campo religioso e processos de produção de sentido análise de um conflito anunciado – O caso do Jornal Evangélico da IECLB >>> por Ricardo Zimmermann Fiegenbaum completa

Confira outros <<< textos de Ricardo Zimmermann Fiegenbaum >>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *