Exibir tudo

Mega-eventos e espetáculos religiosos: novas singularidades na sociedade de consumo

Karla Patriota e Maria Lúcia Bastos Alves

RESUMO
O artigo propõe apresentar uma análise de dois eventos religiosos de grande repercussão na mídia impressa e eletrônica como forma de novas demandas de consumo. Trata-se de uma reflexão que estuda o fenômeno religioso contemporâneo, no qual as práticas religiosas ganham maior visibilidade nos meios de comunicação de massa e são redefinidas numa sociedade de cunho espetacular, evidenciando como as identidades religiosas se mostram cada vez mais influenciadas pela mídia, reformuladas segundo as regras próprias do espetáculo (show business) e da indústria do entretenimento. A análise do fenômeno é feita com base na observação da “Marcha para Jesus” em Recife-PE, festa interdenominacional e internacional de base evangélica e dos “showmissas” produzidos por representantes da Igreja Católica em Natal-RN. A pesquisa desenvolvida revela que tais eventos ao se tornarem produtos culturais, negociam suas singularidades em consonância com efeitos midiáticos e reações que provocam nos seus participantes, contribuindo para a padronização de comportamentos impostos pela atual sociedade de consumo.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>

Confira outros textos de Karla Patriota clicando <<<aqui>>>

Confira outros textos de Maria Lúcia Bastos Alves clicando <<<aqui>>>

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *