Exibir tudo

Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos: “tipo, o dia inteiro, né?”

Dissertação - Cultura Midiática e Religião
Chirlei Diana Kohls

Resumo

Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como se dá o consumo midiático de jovens a partir do contexto das mediações diante da transformação da comunicação? Os jovens evangélicos são da Comunidade Alcance de Curitiba (PR) e os jovens em conflito com a lei da Casa de Semiliberdade de Curitiba. A faixa etária dos dois grupos varia de 15 a 29 anos. As discussões são embasadas pelas transformações da cultura e da comunicação e as mediações imbricadas nos processos comunicativos e no consumo midiático de jovens. O arcabouço teórico traz principalmente a teoria das mediações, de Jesús Martín- Barbero, e o modelo das múltiplas mediações, de Guillermo Orozco Gómez. Nesse contexto, ainda trabalhamos a convergência sob a perspectiva de transformações culturais e o consumo a partir de uma abordagem multidisciplinar, considerando aspectos como globalização, cidadania, identidade e cultura, na qual também se insere o consumo midiático. Os procedimentos metodológicos adotados são múltiplos: foram aplicados quatro grupos focais, sendo dois com jovens evangélicos e dois com jovens em conflito com a lei; seis entrevistas em profundidade, três de cada grupo; e os mesmos seis jovens tiveram seus perfis do Facebook analisados com base na etnografia virtual. As mediações atravessam e interferem no consumo midiático dos dois grupos de jovens, por exemplo, restringindo o uso da Internet e do celular, o que muda a relação com outros meios, e estimulando o contato com determinados meios, o que também interfere na percepção dos conteúdos midiáticos. No Facebook, os conteúdos publicados pelos jovens também são permeados por mediações em ambos os grupos pesquisados.

Leia a dissertação  <<<Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos: “tipo, o dia inteiro, né?”>>> por Chirlei Diana Kohls ou baixe diretamente no acervo digital da UFPR.

Confira outros textos de <<<Chirlei Diana Kohls>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

 

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *