A editora Recriar lançou em agosto o livro Mídia e Religião – perspectivas sobre um fenômeno em transformação, resultado do trabalho desenvolvido no site Mídia, Religião e Sociedade. A obra é organizada pelo professor Dr. Marco Túlio de Sousa (UEMG) e conta com entrevistas feitas por ele, Aline Amaro da Silva, Jênifer Rosa de Oliveira, João Damasio, Kelber Pereira e Tatiane Milani com pesquisadores do Brasil e do exterior que se dedicam a estudar a interface mídia e religião.

Foram entrevistados os professores Luís Mauro Sá Martino, Magali do Nascimento Cunha, Pedro Gilberto Gomes, Antônio Fausto Neto, Mihaela Tudor, Stefan Bratosin, Luiz Signates, Maurício Ribeiro da Silva, Joana Puntel, David Douyère e Moisés Sbardelotto.

Confira abaixo o sumário da obra:

Apresentação

 

Algumas palavras sobre Mídia e Religião

por Marco Túlio de Sousa

 

1 – Mídia e Religião: o fenômeno e seu campo de estudos – entrevista com Luís Mauro Sá Martino 

por Tatiane Milani e Marco Túlio de Sousa

 

2 –  Evangélicos no Brasil: mercado, política e inserção midiática no espaço público – entrevista com Magali do Nascimento Cunha  por Jênifer Rosa de Oliveira e Marco Túlio de Sousa

 

3 Decifra-me ou te devoro: os desafios das igrejas na sociedade em midiatização – Entrevista com Pedro Gilberto Gomes

por Marco Túlio de Sousa

 

4 “Viver a religião hoje é um fato público que passa pela mediação da mídia” – Entrevista com Antônio Fausto Neto

por Marco Túlio de Sousa 

 

5 Midiatização, política e autoridade religiosa na Romênia pós-comunista – Entrevista com Mihaela Tudor

por Marco Túlio de Sousa

 

6 Midiatização, espiritualização do espaço público e pós-neoprotestantismo – entrevista com Stefan Bratosin

por Marco Túlio de Sousa

 

7 O especificamente comunicacional na religião e o estudo do espiritismo e do espiritualismo brasileiro e internacional – entrevista com Luiz Signates

por João Damasio

 

8 Imagem, imaginário e (in)visibilidade da Umbanda e das religiões mediúnicas no Brasil – entrevista com Maurício Ribeiro da Silva por João Damasio

 

9 Igreja Católica e Comunicação: transformações na história – entrevista com Joana Puntel

por Aline Amaro da Silva e Marco Túlio de Sousa

 

10 Teologias da Comunicação e comunicação católica digital – entrevista com David Douyère

por Kelber Pereira

 

11 Processos comunicacionais da Igreja Católica: um panorama entre Brasil e Vaticano – entrevista com Moisés Sbardelotto

por Tatiane Milani

A obra pode ser adquirida no site da editora Recriar e  diretamente com o professor Dr. Marco Túlio de Sousa, organizador da obra.

Adquirindo com o professor Marco Túlio a obra sai pelo valor de 39,90 (20% de desconto) + frete. Interessados podem entrar em contato pelo facebook e instagram do pesquisador, pelo email “marcotuliosousa@hotmail.com” ou ainda pelas redes sociais do Mídia, Religião e Sociedade (facebook e instagram).

Outra possibilidade é adquirir acessando este link do PAG Seguro

 

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *