O II Congresso Internacional de Comunicação e Religiões (Religiocom) contará em sua conferência de abertura com a professora dra. Heidi Cambpell. A docente é pesquisadora em Religião Digital no Departamento de Comunicação da Texas A&M University (Estados Unidos) e tem se destacado no cenário internacional com pesquisas nessa área. Heidi é autora das obras When Religion Meets New Media (Routledge, 2010) e Digital Religion. Understanding Religious Practice in New Media Worlds (Routledge, 2012). A palestra será realizada no dia 8 junho e abordará o tema internet, religião e cultura pop.
Para acompanhar, é necessário realizar inscrição pelo site do II Religiocom.
Os participantes também podem submeter propostas de comunicação até o dia 12 de maio. Podem inscrever trabalhos doutores, mestres, alunos de pós-graduação e graduandos.
Confira abaixo outras informações do evento:
Comunicação, Consumo e Religião
Engloba pesquisas que têm como interface a comunicação, o consumo e a religião por meio de abordagens multidisciplinares. Reúne projetos que trabalham discussões sobre consumo midiático religioso, processos de mediação e mediatização das religiões, presença da religião na mídia de massa, construção da memória cultural a partir do consumo midiático religioso, cultura pop e religiosidade, experiências de transcendência ligadas ao consumo religioso midiático, consumo das mídias digitais e religiosidade, representações do religioso nas mídias de massa, religiosidade midiática, consumo midiático de simbologia religiosa, espiritualidades na era digital.
Coordenadores: Prof. Me. Flávio Salcedo (UNASP) e Prof. Me. Helder Moraes (UNASP)
Linguagens, mídias e religiões
Discute a relação entre linguagens e religiões, analisando sua polissemia e potencial de recriar sentidos, em diálogo e tensão com o sagrado em perspectiva com os diversos estudos culturais e discursivos, por meio do cinema, rádio, TV, literatura, artes visuais, fotografia, mídias sociais, entre outras.
Coordenadores: Prof. Dr. Breno Martins de Campos (PUC-Campinas) e Prof. Dr. Paulo Augusto Nogueira (PUC-Campinas)
Mídia, ciência e religiões
Discute as relações entre mídia, ciência e religiões. Busca aprofundar embates entre religiões e ciência e os usos da mídia para o acirramento de posições em defesa desses campos. Também, busca entender desafios de novos instrumentos de mídia para a legitimação social tanto da ciência quanto da religião ou dos temas de fronteira e interconectados à ciência e às religiões.
Coordenadores: Prof. Dr. Paulo Sérgio Gonçalves (PUC-Campinas) e Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet (PUC-Campinas)
Mídia, religiões e diversidade
Reúne pesquisas relacionadas às articulações entre mídia, religiões e diversidade, tanto a partir da presença dessas inter-relações nas práticas comunicacionais de instituições religiosas quanto por indivíduos que se fazem presentes em tais contextos. Aborda discussões sobre gênero, etnias, relações geracionais, nacionalidades e sincretismo religioso. Discute preconceito e intolerância nas religiões.
Coordenadores: Proa. Dra. Cintia Liesenberg (PUC-Campinas) e Profa. Dra. Ceci Mariani (PUC-Campinas)
Mídia, religiões e política
Discute as relações entre mídia, política e religiões. Aborda concessões de meios de comunicação, elaboração de políticas públicas e a representatividade das religiões nos poderes executivos e legislativo. A partir do contexto midiático, aborda temas como política internacional, fundamentalismos, liberdade religiosa, entre outros.
Coordenadores: Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti (PUC-Campinas) e Prof. Dr. Glauco Barsalini (PUC-Campinas)
Narrativas audiovisuais e religiões
Analisa de que forma ocorrem as articulações entre narrativas audiovisuais em plataformas analógicas e/ou digitais e as religiões. Abrange as representações religiosas nas narrativas e a utilização das narrativas como ferramenta religiosa.
Coordenadores: Prof. Dr. Matheus Siqueira (UNASP) e Profa. Ma. Sâmela Lima (UNASP)
Processos comunicacionais e instituições religiosas
Compreende a intersecção entre o religioso e o midiático a partir da atuação das organizações religiosas. Envolve o discurso sobre os media e o uso que instituições religiosas fazem das tecnologias midiáticas. Abarca a reconfiguração das práticas e liturgias religiosas à luz do bios midiático e o entrecruzamento entre religiosidade e entretenimento.
Coordenadores: Prof. Dr. Marcelo Pereira da Silva (PUC-Campinas) e Profa. Ma. Jenifer Costa (UNASP)
Religiões e Ciberespaço
Aborda as questões que relacionam as ações religiosas no ciberespaço. Considera modos tradicionais e inovadores na emissão de mensagens religiosas em sites, redes sociais e plataformas de streaming. Observa o papel das instituições e outros comunicadores dentro desses ambientes.
Coordenadores: Profa. Ma. Lizbeth Kanyat (UNASP) e Profa. Ma. Cristina Altieri (PUC-Campinas)
Religiocom Júnior (Alunos de graduação)
Recebe, por meio de abordagens interdisciplinares, propostas de comunicações de estudantes de graduação que analisem a intersecção entre religião e comunicação em seus diferentes temas.
Coordenadores: Prof. Dr. Renato Kirchner (PUC-Campinas) e Profa. Ma. Thamires Mattos (UNASP)
Para mais informações acesse o <<<site do Religiocom>>>.