Exibir tudo

Giras online: Reconfiguração da liturgia na Umbanda em tempos de isolamento social

Artigo - Internet e Religião
Maurício Ferreira Santana

Resumo

Buscou-se analisar a prática religiosa das giras de umbanda em modo online, no formato live do canal YouTube no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19, a qual obrigou os umbandistas ao isolamento social. Adotando como ponto de partida o processo comunicacional do fundamento “manifestação do espírito para a caridade”, o qual o autor caracterizou como uma “tríade” entidade/médium/consulente, observou-se nos vídeos transmitidos pelos canais “Adérito Simões” e “Umband´Boa” uma liturgia emulada em aspectos importantes como a interação da egrégora e a incorporação (adotou-se como bases teóricas Muniz Sodré, Mircea Eliade e Luís Mauro Sá Martino), onde o espaço sagrado desterritorializado parcialmente surge no espaço virtual ao espectador de maneira reconfigurada.

Leia o artigo <<<Giras online: Reconfiguração da liturgia na Umbanda em tempos de isolamento social>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<repositório da Intercom>>>.

Confira outros textos de <<<Maurício Ferreira Santana>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *