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Fé na Mídia: um estudo das imagens técnicas (Tv Record) como estratégia de comunicação e sobrevivência da Igreja Universal do Reino de Deus

Tese - TV e Religião

Heinrich Araujo Fonteles

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo estudar sobre o poder e a potência da imagem midiática e sua constituição como lócus de fé, articulando esta análise à linguagem jornalística, a qual se propõe de forma objetiva, neutra e racionalizada. A partir de um estudo teórico, por meio de uma abordagem metodológica interdisciplinar, baseando-se na teoria culturalística, articularam-se: (a) as teorias da imagem e da mídia, buscando identificar as origens das imagens visuais a fim de repensar como esta é evocada no contexto de um ambiente de comunicação semiótico midiático; e (b) as teorias de matizes sociológico, religioso e político, com o intuito de discutir poder, modernidade e neorreligiosidade. Para tanto, escolhemos como objeto de análise o Jornal da Record (JR), tendo como recorte a aproximação e distanciamento entre religião e comunicação observado nas reportagens de defesa do JR relacionadas aos escândalos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) ocorridos no ano de 2009. A sustentação teórica desta pesquisa foi desenvolvida com base nos conceitos e na tipologia de mídia de Pross; nos conceitos da escalada da abstração da imagem técnica de Flusser; nos conceitos da iconofagia pura de Baitello Jr; nas ideias sobre os imaginários propostos pela mediosfera e nas críticas ao paradigma da modernidade e do desencantamento do mundo de Contrera. Os resultados da pesquisa indicam que a fé na mídia é possível, uma vez que esta dá evidências de realidade para o sujeito. As neoreligiões, originadas nessa matriz, depositam confiança na mídia como forma de publicizar suas ideias, já que as imagens dão condição e potencializam o impacto na sociedade por meio da “noções de conceitos” e hipóteses-simulações possíveis de serem postas em práticas. A realidade passa a ser retratada pelo filtro religioso, disfarçada na racionalidade. É importante ressaltar que as noções de conceitos imagéticas dispensam a interpretação da realidade, visto que outras esferas de mediação produzem fatos e hipóteses possíveis ao se apoiarem na “Iconofagia (pura)” como forma de enganar a memória coletiva sobre acontecimentos, pois o recurso às imagens precedentes é altamente manipulável. Diante disso, a IURD, por meio do jornalismo da TV Record, encontrou uma forma de atuar em dois campos ao mesmo tempo: realidade e religiosidade. Suas notícias passaram a constituir matéria-prima dos programas religiosos. Tanto estes quanto aquelas têm raiz no solo popular, constituindo-se num “valor econômico” a ser negociado. Desta forma, a IURD, ao sustentar seu discurso na mídia, interfere e influencia o imaginário popular.

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