Exibir tudo

ENTRE A CURA E O ESPETÁCULO: a midiatização do discurso religioso na Nação dos 318

Carlos Renan S. Sanchotene

RESUMO

O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de midiatização do campo religioso e as estratégias de captura dos fiéis, a partir do programa televisivo religioso Hora dos Empresários, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Transmitido pela Rede Record de Televisão, o programa é destinado às pessoas que buscam uma solução para a crise financeira. Com estratégias distintas, os pastores oferecem ajuda aos telespectadores por meio dos serviços de autorreferencialidade, além da espetacularização do discurso religioso via imagens, testemunhos e dramatização. O estudo evidencia que a “cura” financeira, as conquistas e vitórias só podem ser alcançadas dentro do templo, através da Nação dos 318.

Leia o trabalho completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros trabalhos de Carlos Renan S. Sanchotene publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *