Exibir tudo

“Em nome do Pai”: a presença de estereótipos masculinos na rede discursiva midiática das religiões cristãs brasileiras

O Mídia, Religião e Sociedade realiza sua segunda LIVE no dia 03/06, às 19 horas. O convidado é o professor Dr. Jorge Miklos, docente do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e autor de “Ciber-religião: a construção de vínculos religiosos na cibercultura.  A exposição do professor abordará a relação entre masculinidades e religiões cristãs. Após a apresentação, haverá um momento de diálogo com Marco Túlio de Sousa, criador deste site e mediador da live. Interessados podem participar e enviar perguntas na forma de comentários. As questões serão selecionadas e feitas ao convidado de acordo com a afinidade com a temática e disponibilidade de tempo. Quem participar e quiser certificado, poderá solicitar via mensagem na página do facebook.

A live será transmitida na página do Facebook do Mídia, Religião e Sociedade: https://www.facebook.com/midiaereligiao/

Segue abaixo a programação e um resumo da apresentação do professor Dr. Jorge Miklos.

Live: “Em nome do Pai”: a presença de estereótipos masculinos na rede discursiva midiática das religiões cristãs brasileiras (convidado: Jorge Miklos; mediador: Marco Túlio de Sousa)

Data: 03/06

19h – 19h05: abertura feita pelo mediador Marco Túlio de Sousa

19h05 – 19h25: exposição do professor Jorge Miklos

19h25 – 20h: diálogo com o pesquisador

Resumo: Vamos conversar a respeito das representações da masculinidade que circulam nas narrativas midiáticas religiosas produzidas pelos representantes das igrejas cristãs brasileiras. Nas narrativas religiosas cristãs predominam modelos masculinos patriarcais, heteronormativos, bem-sucedidos e violentos. As narrativas religiosas cristãs midiáticas retratam ao mesmo tempo que formatam as expectativas grupais que plasmam comportamentos que induzem um modelo de masculinidade machista, patriarcal e violento.

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *