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Dai-me almas.O pastoreio midiatizado da TV Canção Nova

Gilson Soares Raslan Filho

RESUMO

É necessário questionar as religiões para que se compreendam as estruturas do mundo?
Como o sagrado do divino católico cristão, narrado pelos aparelhos propagadores
eletrônicos da TV Canção Nova, dialoga com uma época que tem o seu próprio sagrado:
o dinheiro? Todo o esforço de pesquisa desta tese, forjada em dois polos, de produção e
de recepção, se direcionou para responder essas duas questões. Para tanto, se dispôs a
compreender, na história do telerreligioso, como se processa o diálogo entre os sagrados
– e como as narrativas, armadas em torno do religioso, se realizam como um
enfeitiçamento do mundo, com o propósito de apagar a materialidade dos meios por que
são transmitidas. Por outro lado, a história das políticas de comunicação católica aponta
para o caminho de uma estrutura fundada no pastoreio, cujo resultado é uma
ambiguidade entre a afirmação e a negação do sagrado contemporâneo. É essa
ambiguidade que se vê na história da TV Canção Nova e em sua programação, bem
como se estabelece como uma força entre os personagens que fazem a Igreja: padres e
fiéis que consomem o catolicismo miditalizado da TV Canção Nova.
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