Exibir tudo

Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida

Tese - TV e Religião
Viviane Borelli

RESUMO

A pesquisa se propõe a examinar os modos com que os processos midiáticos afetam os rituais e as práticas religiosas através de análise das estratégias desenvolvidas pela Rede Vida na construção da Teleromaria da Medianeira. Mostra-se que ao produzir a Romaria, que acontece em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, a mídia televisiva passa a impor as suas próprias regras e gramáticas, gerando uma outra cerimônia, a midiática. Ao analisar essas processualidades – da festa ao cerimonial televisivo – identificam-se distintos momentos e estágios de afetação dos cerimoniais midiáticos sobre as práticas religiosas, evidenciando como a midiatização estrutura e regula as relações entre os campos por meio do trabalho de seus dispositivos tecno-simbólicos. É nessas condições que a tese mostra que o processo de midiatização da Romaria acaba gerando um produto, a Romaria midiatizada. Nesse contexto, a investigação é elaborada numa perspectiva em que, cada vez mais, as festas passam a ser co-determinadas pelas atividades midiáticas, que se realizam através de operações técnicas e discursivas de seus dispositivos por meio de distintas estratégias de produção de sentidos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos que inclui pesquisa bibliográfica e documental, observação, entrevistas e análises de documentos midiáticos. A tese está construída em três partes: na primeira, discutem-se os principais conceitos que norteiam a pesquisa, como de midiatização, campos sociais e cerimonial midiático; na segunda, abordam-se alguns aspectos mais contextuais para mostrar como a cerimônia religiosa é perpassada ao longo de sua realização por processos comunicacionais; na terceira, analisam-se os cinco modelos de midiatização através das transmissões da Romaria pela Rede Vida dos anos de 2001, 2002, 2003, 2004 e 2006. O estudo evidencia que os processos de midiatização fazem com que a cerimônia em si seja reconfigurada e que o campo religioso passa a estreitar e a desenvolver complexas relações com o midiático, reestruturando os modos de organização de seus rituais para adaptá-los às lógicas midiáticas.

Leia a tese <<< Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida >>> por Viviane Borelli completa

Confira outros <<< textos de Viviane Borelli >>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *