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Cultura pop e religião é tema do II Religiocom

O Congresso Internacional de Comunicação e Religiões (Religiocom) tem como tema este ano Religião e Cultura Pop. Para debater o assunto, o evento contará com as palestras dos professores dr. Iuri Andreas Reblin (Faculdades EST) e dra. Heidi Campbell (Texas A&M University). O congresso será realizado no dia 8 de junho nas modalidades online e presencial (na UNASP, em Engenheiro Coelho (SP)).

Interessados em submeter propostas de comunicação podem enviar seus trabalhos até 12 de maio. Podem inscrever trabalhos doutores, mestres, alunos de pós-graduação e graduandos.

Confira abaixo outras informações do evento: 

  • Prazo para inscrições de trabalhos: 12 de maio
  • Valor de inscrição: 30 reais
  • Organização: Centro Adventista de São Paulo (UNASP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Grupos de trabalho: 

Comunicação, Consumo e Religião

Engloba pesquisas que têm como interface a comunicação, o consumo e a religião por meio de abordagens multidisciplinares. Reúne projetos que trabalham discussões sobre consumo midiático religioso, processos de mediação e mediatização das religiões, presença da religião na mídia de massa, construção da memória cultural a partir do consumo midiático religioso, cultura pop e religiosidade, experiências de transcendência ligadas ao consumo religioso midiático, consumo das mídias digitais e religiosidade, representações do religioso nas mídias de massa, religiosidade midiática, consumo midiático de simbologia religiosa, espiritualidades na era digital.

Coordenadores: Prof. Me. Flávio Salcedo (UNASP) e Prof. Me. Helder Moraes (UNASP)

Linguagens, mídias e religiões

Discute a relação entre linguagens e religiões, analisando sua polissemia e potencial de recriar sentidos, em diálogo e tensão com o sagrado em perspectiva com os diversos estudos culturais e discursivos, por meio do cinema, rádio, TV, literatura, artes visuais, fotografia, mídias sociais, entre outras.

Coordenadores: Prof. Dr. Breno Martins de Campos (PUC-Campinas) e Prof. Dr. Paulo Augusto Nogueira (PUC-Campinas)

Mídia, ciência e religiões

Discute as relações entre mídia, ciência e religiões. Busca aprofundar embates entre religiões e ciência e os usos da mídia para o acirramento de posições em defesa desses campos. Também, busca entender desafios de novos instrumentos de mídia para a legitimação social tanto da ciência quanto da religião ou dos temas de fronteira e interconectados à ciência e às religiões.

Coordenadores: Prof. Dr. Paulo Sérgio Gonçalves (PUC-Campinas) e Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet (PUC-Campinas)

Mídia, religiões e diversidade

Reúne pesquisas relacionadas às articulações entre mídia, religiões e diversidade, tanto a partir da presença dessas inter-relações nas práticas comunicacionais de instituições religiosas quanto por indivíduos que se fazem presentes em tais contextos. Aborda discussões sobre gênero, etnias, relações geracionais, nacionalidades e sincretismo religioso. Discute preconceito e intolerância nas religiões.

Coordenadores: Proa. Dra. Cintia Liesenberg (PUC-Campinas) e Profa. Dra. Ceci Mariani (PUC-Campinas)

Mídia, religiões e política

Discute as relações entre mídia, política e religiões. Aborda concessões de meios de comunicação, elaboração de políticas públicas e a representatividade das religiões nos poderes executivos e legislativo. A partir do contexto midiático, aborda temas como política internacional, fundamentalismos, liberdade religiosa, entre outros.

Coordenadores: Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti (PUC-Campinas) e Prof. Dr. Glauco Barsalini (PUC-Campinas)

Narrativas audiovisuais e religiões

Analisa de que forma ocorrem as articulações entre narrativas audiovisuais em plataformas analógicas e/ou digitais e as religiões. Abrange as representações religiosas nas narrativas e a utilização das narrativas como ferramenta religiosa.

Coordenadores: Prof. Dr. Matheus Siqueira (UNASP) e Profa. Ma. Sâmela Lima (UNASP)

Processos comunicacionais e instituições religiosas

Compreende a intersecção entre o religioso e o midiático a partir da atuação das organizações religiosas. Envolve o discurso sobre os media e o uso que instituições religiosas fazem das tecnologias midiáticas. Abarca a reconfiguração das práticas e liturgias religiosas à luz do bios midiático e o entrecruzamento entre religiosidade e entretenimento.

Coordenadores: Prof. Dr. Marcelo Pereira da Silva (PUC-Campinas) e Profa. Ma. Jenifer Costa (UNASP)

Religiões e Ciberespaço

Aborda as questões que relacionam as ações religiosas no ciberespaço. Considera modos tradicionais e inovadores na emissão de mensagens religiosas em sites, redes sociais e plataformas de streaming. Observa o papel das instituições e outros comunicadores dentro desses ambientes.

Coordenadores: Profa. Ma. Lizbeth Kanyat (UNASP) e Profa. Ma. Cristina Altieri (PUC-Campinas)

Religiocom Júnior (Alunos de graduação)

Recebe, por meio de abordagens interdisciplinares, propostas de comunicações de estudantes de graduação que analisem a intersecção entre religião e comunicação em seus diferentes temas.

Coordenadores: Prof. Dr. Renato Kirchner (PUC-Campinas) e Profa. Ma. Thamires Mattos (UNASP)

Para mais informações acesse o <<<site do Religiocom>>>.

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

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