Joana Puntel

Sinopse

Não estamos “reinventando a roda”, mas essa “roda” toma novo formato, gira com velocidade diversa das décadas anteriores e “obriga” todos a nivelar e acelerar o passo nos métodos, nas linguagens e na “revolução” de conceitos.

Em nossa sociedade, a comunicação, como nunca, vai agregando ao seu discurso novas tendências, novos processos, novos paradigmas. Do mosaico de saberes que permeiam e a envolvem hoje, emerge a conclusão de que há uma profunda mudança em curso: a comunicação não é mais um conjunto de meios “singulares”, que muitos já chamam de “velha mídia”, mas se converteu em um “ambiente vital”, isto é, instituiu uma cultura que influi e na qual se move cada aspecto da vida individual e social.

Diante disso, a Igreja reconhece a necessidade de buscar um modo de comunicar de forma inculturada “na” e “pela” cultura midiática, marcada pela ambiguidade dos novos modos de comunicar e criar relações. É o que nos mostra Comunicação – Diálogo dos saberes na cultura midiática, uma obra de Joana T. Puntel, considerada referência da Igreja Católica no campo da pesquisa na área. Apesar dos dilemas, a autora identifica nessa nova realidade oportunidades para expandir as fronteiras da evangelização e oferece elementos para a formação de comunicadores comprometidos com a dignidade do ser humano.

Puntel recupera o pensamento da Igreja sobre o tema, apresentando documentos e mensagens pontifícias, que são objeto de reflexão à luz das novas tendências, processos e paradigmas que a sociedade contemporânea vivencia. Expõe as análises que realizou por ocasião de conferências e simpósios, destacando a questão da midiatização como um dos assuntos mais estudados e debatidos pelos pesquisadores atualmente e a importância da figura do Apóstolo Paulo como comunicador.

Por fim, reproduz a entrevista concedida à revista Novos Olhares, da USP, salientando o interesse de uma publicação leiga e dirigida ao público universitário pelo tema Igreja e Comunicação, e aborda a contribuição da União Brasileira de Comunicação Social (UCBC) para a construção do pensamento comunicacional e o desenvolvimento do método LCC para a leitura crítica

Ficha Técnica

ISBN: 978-85-3562-695-7

Páginas: 264

Edição: 1

Idioma: PORTUGUES

Formato: (15,5 x 23,0)

A obra pode ser adquirida pelo <<<site da editora Paulinas>>.

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *