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“A Serviço do Rei”. Uma Análise dos Discursos Cristãos Midiatizados


Magali do Nascimento Cunha


RESUMO
As ênfases predominantes nos discursos religiosos midiatizados, resultado da crescente presença dos mais distintos grupos cristãos na mídia latino-americana na contemporaneidade, estão centradas na Teologia da Prosperidade e a Guerra Espiritual. A análise desses discursos indica a adoção de uma linguagem própria da lógica e da cultura do mercado, ou seja: no momento em que a lógica do capitalismo globalizado prevalece como ordenadora da sociedade contemporânea, a mídia religiosa cristã revela-se sua extensão; em outras palavras, como expressão cultural desse capitalismo em versão religiosa. Isto não ocorre somente por meio dos discursos veiculados pela mídia, mas também por meio das práticas de consumo e de entretenimento religiosos. A contradição reside no fato de, juntamente com essas mudanças, conviver a conservação de aspectos tradicionais do Cristianismo no continente. Não se observa alteração substancial do “dominante”; o que se expressa como “modernidade cristã” parece ser nada mais do que “o mesmo” com tecnologia, consumo e diversão. Aquilo que se apresenta como novo na realidade das igrejas é, de fato, uma expressão do mercado.

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