Exibir tudo

A Natureza Midiática da Religião e o Processo de Midiatização da Sociedade

Artigo-Cultura Midiática e Religião
Herivelton Regiani
Viviane Borelli

 Resumo

A partir da reflexão de Rodrigues e Braga (2014) acerca da natureza midiática da experiência humana e de Rodrigues (2011) sobre experiência e comunicação, este trabalho busca ampliar a reflexão para a possibilidade de se falar em uma natureza midiática da religião. Nesse contexto, compreendemos o processo de midiatização da religião em uma escala temporal mais abrangente (VERÓN, 2012, 2014), não devendo, portanto, ser tratado como um fenômeno específico da sociedade moderna. Refletimos ainda sobre o processo de secularização e as mudanças complexas e variadas na interface entre religião e mídia. O artigo aprofunda algumas bases teóricas para a compreensão especificamente comunicacional de fenômenos religiosos atuais, que se desenvolvem e se reconfiguram segundo lógicas midiáticas.

Leia o artigo <<<A Natureza Midiática da Religião e o Processo de Midiatização da Sociedade>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente nos <<<anais da Intercom>>>.

Confira outros textos de <<<Herivelton Regiani>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Viviane Borelli>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *