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A internet dos leigos: catolicismo midiático e práticas de consumo como experiência vivida

Ana Cássia Pandolfo Flores da Rosa

Resumo

A pesquisa apresenta como temática a atuação do leigo católico na internet no contexto da midiatização da religião. A problematização se constrói na tentativa de pensar a inserção do leigo nas dinâmicas de produção e consumo de conteúdo religioso na internet e seus desdobramentos para a experiência religiosa do sujeito. Dessa forma, a pergunta-problema que guia a pesquisa é a seguinte: como as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo religioso na internet se constituem em experiência vivida por leigos católicos? Para tanto, a análise parte do blog O Catequista, projeto criado e mantido por leigos para tratar de assuntos doutrinários e abordar temas atuais a partir de uma visada católica. O estudo se constrói como uma análise de inspiração etnográfica que se baseia nos pressupostos metodológicos da etnografia para internet de Hine (2015) e que contou com a participação de oito informantes privilegiados, a saber, o casal de blogueiros responsáveis por O Catequista e seis de seus leitores. O trabalho de campo foi realizado a partir da observação participante on-line no blog e na página de O Catequista no Facebook, de troca de e-mails, conversas por meio de aplicativos de bate-papo, entrevistas por telefone e duas visitas presenciais aos blogueiros. A convivência com os blogueiros estendeu-se por quase quatro anos, de maio de 2014 a janeiro de 2018 e o contato com os leitores ocorreu no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. Os resultados apontam para a articulação de contextos on-line e off-line que confirmam o alinhamento do projeto de O Catequista com a ideia de catolicismo midiático (CARRANZA, 2011) que se caracteriza por um projeto de reinstitucionalização católica efetivado pela atuação na mídia, pelo conservadorismo moral e doutrinário e pela oposição aos movimentos e ideias consideradas marxistas/socialistas/comunistas. A atuação dos blogueiros, apesar da liberdade de iniciativa, ao se firmar na ideia de fidelidade aos posicionamentos da Igreja é tomada como um protagonismo oficioso. A constante necessidade de renovar sua adesão a instituição é entendida como uma “fidelidade tática”. Já a ideia da internet dos leigos sugere que a vivência católica da internet pode ser caracterizada pela experiência de reafirmação da catolicidade do leigo. Na experiência vivida pelos leitores na internet, a reafirmação da adesão a Igreja se dá a partir disputas de autoridade, moralidade e ativismo realizadas por meio de dinâmicas de produção e consumo de conteúdo religioso.

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