Analisar a midiatização da religião hoje é analisar as mudanças vividas pela sociedade e pela religião complexificadas pelo fenômeno midiático em tempos de rede, o que possibilita novos processos comunicacionais. Para analisar tal fenômeno, neste artigo, articulamos os conceitos de midiatização e midiatização digital com os processos comunicacionais que constituem as religiões e as religiosidades contemporâneas. Como caso, descrevemos a presença do grupo Diversidade Católica no Facebook. Por fim, concluímos que, em plataformas sociodigitais, vão sendo construídos saberes- fazeres sobre a religião por parte de diversos interagentes, em redes de poder religioso não mais centralizadas na instituição, deslocando o eixo de construção social de sentido em torno do sagrado.
Leia o artigo <<<O “religioso” nas encruzilhadas da circulação midiática digital>>> de Moisés Sbardelotto ou baixe diretamente no site do I Congresso Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais da Unisinos.
Confira outros textos de <<<Moisés Sbardelotto>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.