Exibir tudo
Pedro Gilberto Gomes

Sinopse

 

 

Esta obra é o resultado de longos estudos sobre a relação entre mídia e religião, demonstrando que esse encontro gera consequências muito maiores e vai muito além da simples utilização dos veículos para a transmissão de mensagens religiosas. O que se pretende aqui é analisar a construção de novas religiosidades na sociedade contemporânea a partir da interação com os processos midiáticos. Para isso, o autor visitou as raízes do fenômeno, examinando na primeira parte da obra, aquilo que se convencionou chamar Igreja Eletrônica, na qual exerceram seu ministério muitos famosos tele-evangelistas a partir do final da década de 1950. A seguir, na segunda parte, ele propõe às Igrejas Cristãs a discussão acerca da comunicação como meio de evangelização, concluindo que, de modo geral, os meios são vistos apenas como dispositivos para potencializar o anúncio de sua mensagem ao mundo.

 

 

Sumário

Apresentação

Uma palavra a mais… (Antônio Fausto Neto)

Introdução – A metodologia como problema para a pesquisa de mídia e religião

 

Parte I – A Igreja Eletrônica

1 – A trajetória do pesquisador

2 – Estado preliminar da arte

3 – Conceitos envolvidos

4 – Dimensão histórica

5 – Perfis dos evangelistas

6 – Os achados e perdidos do caminho

 

Parte II – Comunicação como problemática para o campo religioso

7 – As matrizes teóricas da comunicação

8 – As igrejas estudadas

Conclusão – olhando para o futuro

Referências bibliográficas

 

Ficha Técnica

ISBN: 8535626263

Autor: Pedro Gilberto Gomes

Editora: Paco Editorial

Edição: 1ª Edição

Idioma: Português

Ano de Publicação: 2010

Número de Páginas: 176

Formato: 20,8 x 13,6 x 1 cm

A obra pode ser adquirida pelo <<<site da Editora Paulinas>>.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *