Exibir tudo

Meio ambiente, religião e alteridade: breve análise, por entre a ótica midiática, do contexto social no pós-rompimento da barragem em Brumadinho – MG

Artigo-Cultura Midiática e Religião
Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda
Ariel Miranda Silva
Jackson Gomes de Rezende

 Resumo

Este ensaio se debruça sobre a “lama” do fatídico rompimento da barragem em Brumadinho – MG, propondo a compreender o papel das igrejas cristãs atuantes na região do pós-rompimento, diante das emergentes questões ambientais e sociais, suscitadas em mídia nacional, a fim de responder inquietudes como se as igrejas podem atuar no além assistencialismo, lhes imprimindo um caráter também de instituição promotora de uma política de sustentabilidade ambiental e emancipação social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, corroborados por autores como Berríos (2007), Lucio Gera (2002), Nietzsche, Vattimo (2014), dentre outros e documentos como a Bíblia Sagrada, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, compreendemos que compete à Igreja cristã, além da implantação da fé, a promoção humana e desvelo social.

Leia a monografia<<<Meio ambiente, religião e alteridade: breve análise, por entre a ótica midiática, do contexto social no pós-rompimento da barragem em Brumadinho – MG>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<site da revista Último Andar>>>.

Confira outros textos de <<<Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Ariel Miranda Silva>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Jackson Gomes de Rezende>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *