Exibir tudo

Resenha: O fenômeno religioso: como entender

Por Tatiane Milani (mestra – Unisinos)

A resenha apresentada pelo Mídia, Religião e Sociedade é elaborada a partir da leitura do livro disponibilizado pela livraria Paulinas de Belo Horizonte “O Fenômeno Religioso: Como entender”. O autor, Ivo Pedro Oro, é Mestre em Ciência da Religião e trabalha com a perspectiva inicial de que o fenômeno religioso como algo que faz parte da própria natureza humana e do cotidiano das pessoas.

Ivo Pedro Oro faz um apanhado da diversidade de formatos em que o aspecto religioso é trazido à tona na sociedade, seja em termos de pesquisas científicas, em programas de TV, e sobretudo como um assunto que gera debates e oportunidades para troca de opiniões. Nesse sentido, o autor explica que o que está em discussão não são apenas as práticas e manifestações religiosas, mas sim “uma volta do sagrado”.

 

Com esta leitura, Oro trata da complexidade do assunto, pontuando que quando falamos em “fenômeno religioso”, isso diz respeito a tudo o que acontece e aparece no cenário das religiões. O autor explica que para entendermos esse cenário amplo é preciso compreender e estudar o “contexto religioso e cultural que está a nossa volta”. Para isso, direciona o texto para uma imersão em pressupostos que orientam uma compreensão científica sobre a temática, e nesse sentido se ampara nas Ciências Sociais. Ainda na parte inicial do livro, Oro traz conceitos e distinções sobre aspectos religiosos que vão desde o que é religioso até distinções entre alguns aspectos ligados à religião, como por exemplo atitudes como etnocentrismo e relativização.

Para um entendimento mais assertivo sobre o que é o fenômeno religioso, o autor apresenta dados sobre as religiões no Brasil, indicando diferenciações entre as religiões e das pessoas que praticam alguma denominação. A partir dessa pesquisa, Oro faz um levantamento de tendências que mais chama a atenção nesse contexto. Aqui, o que chama a atenção é que o destaque que o autor faz para a descoberta de que, embora não sendo algo dominante, o que predomina no brasil, ainda é o movimento fundamentalista, em sua gênese, estrutura e função social.

Outro aspecto que dá destaque ao livro de Ivo Pedro Oro, é a forma com que exemplifica questões relacionadas às religiões populares, a fim de compreender o porquê há uma intensa migração de fiéis entre as religiões. Alguns dos itens abordados nessa parte do livro são sobre as faces do Pentecostalismo, os cultos de matrizes africanas, aborda também sobre as religiões indígenas e sobre o Catolicismo popular.

Na parte final da obra, a partir de um olhar teológico, pastoral e cristão, Oro apresenta atitudes que possam ser vistas para dar concretude a vivências ecumênicas entre as religiões e Igrejas. Com essa finalidade, o autor explica sobre o que é realmente o ecumenismo, sobre compromisso, espiritualidade entre outros, e por fim elenca as atitudes que possam contribuir para uma participação religiosa mais harmônica.

 

Detalhes Técnicos

ISBN: 978-85-356-3492-1

Páginas: 192

Edição: 1

Idioma: PORTUGUES

Formato: (14,0 x 21,0)

 

Lançamento: 2013

 

Ficou interessado? Adquira a obra no <<<site da Paulinas>>>.

Sobre a autora da resenha

Tatiane Milani é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Unisinos e graduada em Comunicação (Jornalismo) pela UFSM campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *