Exibir tudo
Brenda Carranza

 Resumo

Esta pesquisa propõe-se a demonstrar como uma terceira onda de recatolização brasileira está sendo constituída, liderada por uma nova face da Renovação Carismática Católica: o catolicismomidiático, cujo emblema é o fenômeno Pe. Marcelo Rossi. O estudo identifica as mutações culturais que alavancam a consolidação dessa recatolização, suas semelhanças com o neopentecostalismo protestante e os conflitos intra-eclesiais gerados por essa ofensiva de reinstitucionalização, inspirada e legitimada no pontificado de João Paulo II. Alerta-se, também, para os traços “neointegristas” e “exculturados” que tendem a redesenhar outra fase do catolicismo, a qual vem fermentando nos últimos trinta anos. No âmago dessa discussão, encontram-se os dilemas e os paradoxos que emergem na relação histórica entre a Igreja e a modernidade, quando a primeira apropria-se da cultura midiática, através do uso religioso dos meios de comunicação de massa, no afã de adaptar-se aos sinais dos tempos. A tese consta de três partes: a primeira captura as interfaces da vertiginosa ascensão do jovem sacerdote com a cultura de consumo; a segunda esboça os traços do catolicismo midiático e a maneira como ele configura imaginários, subjetividades e sociabilidades religiosas, veiculando-as na rádio, televisão, internet e cinema, além de analisar os desdobramentos sociais dessas práticas pastorais; e a terceira aproxima o leitor à dinâmica interna de uma instituição milenar, experiente na arte de gerenciar diferenças, negociar hegemonias e de manter um equilíbrio sistêmico. No seu conjunto, esta reflexão ambiciona sugerir a relevância do fenômeno religioso na sociedade contemporânea.

Leia a tese <<<Movimentos do catolicismo brasileiro : cultura, mídia, instituição>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no repositório institucional da Unicamp.

Confira outros textos de <<<Brenda Carranza>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *