Exibir tudo
Artigo-Cultura Midiática e Religião
Luís Erlin Gomes Gordo

 Resumo

As memórias populares são um forte instrumento de resistência frente aos poderes institucionais. O catolicismo popular é um exemplo claro de uma leitura oblíqua do cotidiano por parte do povo. Os santos que o povo elege para serem os seus protetores, muitas vezes não estão nos altares, estão nos túmulos, nos cemitérios, gerando uma peregrinação constante a esses locais considerados sagrados, esse turismo é produzido pela tradição oral (um dos elementos primordiais da Folkcomunicação), somente ganha destaque nas grandes mídias convencionais no dia de finados como entretenimento. O povo cria o seu próprio processo comunicacional para popularizar os seus santos e neste caso os ex-votos aparecem como exemplos concretos da eficácia desse processo. Buscaremos inventariar os túmulos dos “santos populares” da cidade de São Paulo, destacando os ex-votos como cultura visual (narrativa do agraciado), usando como metodologia a pesquisa bibliográfica bem como o roteiro do inventário (observação e métodos comparativos – sugestões da Folkcomunicação).

Leia o artigo <<<“Santos do Povo”, Túmulos Sagrados, Turismo e Ex-votos>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no site do Eclesiocom.

Confira outros textos de <<<Luís Erlin Gomes Gordo>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *