Exibir tudo

O ECLIPSE DO IMAGINÁRIO: imaginário instrumental nas imagens do Candomblé e da Umbanda

Artigo-Cultura Midiática e Religião
Mauricio Ribeiro da Silva

Resumo

O presente trabalho desenvolve-se a partir da perspectiva apontada por Gilbert Durand acerca do iconoclasmo produzido pela conjunção entre o pensamento advindo das grandes religiões monoteístas e a filosofia fundada nos processos da Razão, a qual acaba conduzindo ao paradoxo da proliferação das imagens presentes no cotidiano, produzidas por máquinas constituídas pelo conhecimento tecnocientífico, vertente operacional do pensamento racional. Diante deste quadro, discute-se o conceito Horkheimer relacionado ao eclipse da razão, a partir do qual é proposta a perspectiva de uma razão instrumental que opera no âmbito da duração das imagens e, consequentemente, implicando na redução da potência imaginativa a elas vinculada, o que redunda em um quadro de equivalência, apontando para a emergência de um consequente imaginário instrumental. Em seguida passamos ao corpus formado de conceitos e imagens vinculadas à religiosidade afro-brasileira, em especial a Umbanda, com a finalidade de discutir a validade conceitual da perspectiva anteriormente apresentada. Para tanto, são adotadas como referenciais teóricos as contribuições de Gilbert Durand e de Malena Contrera acerca da imagem e do imaginário, de Max Horkheimer acerca da Razão e de Muniz Sodré e Lilia Moritz Schwarcz com relação ao imaginário afro-brasileiro. Conclui-se que o processo de assimilação de valores culturais africanos no âmbito da cultura brasileira se dá justamente a partir do rebaixamento da potência vinculada ao imaginário originalmente vinculado a tais grupos, redundando em um imaginário instrumental.

Leia o artigo <<<O ECLIPSE DO IMAGINÁRIO: imaginário instrumental nas imagens do Candomblé e da Umbanda>>> diretamente no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Mauricio Ribeiro da Silva>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *