Exibir tudo
Artigo - Internet e Religião
Márcia Zanin Feliciani
Leandra Cohen Schirmer
Aline Roes Dalmolin

Resumo

O PLC 122/2006 foi uma proposta de lei criada pela deputada Iara Bernardi com o objetivo de criminalizar atos de violência física e/ou simbólica referentes a sexualidade e gênero. Grupos conservadores posicionaram-se fortemente em contrariedade à aprovação do projeto, alegando que o mesmo feria os valores da família, da Constituição (no que tange à liberdade de expressão) e da Bíblia – que, segundo determinadas leituras, consideraria a homossexualidade pecaminosa. Percebemos Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, como uma das personalidades mais atuantes nesse processo; assim, a partir dos conceitos de empreendedorismo moral (BECKER, 2008), campo social e, mais especificamente, campo religioso (BOURDIEU, 1983; 2008), midiatização e circulação (BRAGA, 2012), buscaremos compreender a atuação do pastor com relação aos desdobramentos que se seguiram à proposta. Ter-se-á como objeto as postagens feitas em seus perfis no Twitter e no Facebook nos anos de 2011 e 2012 – período em que as discussões sobre o PLC intensificaram-se.

Leia o artigo <<<A atuação de Silas Malafaia contra o PLC 122: análise de suas páginas no Twitter e no Facebook>>> ou baixe diretamente no portal da revista pragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura.

Confira outros textos de <<<Márcia Zanin Feliciani>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<< Leandra Cohen Schirmer>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Aline Roes Dalmolin>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *