Exibir tudo

Conversações políticas e midiatização no Facebook: interações e conflitos a partir dos comentários sobre as ações da Frente Parlamentar Evangélica

Artigo - Internet e Religião
Ângela Cristina Salgueiro Marques
Bruno Menezes Andrade Guimarães

Resumo

O artigo elabora reflexões sobre comentários feitos no Facebook acerca das ações da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) no que diz respeito aos trâmites de implementação do Estatuto da Família (PL 6583 de 2013). Para isso, em um primeiro momento, evocamos o conceito de midiatização para tratarmos da expansão de oportunidades de interação em espaços virtuais. Dentre as instituições mais expostas às dinâmicas de midiatização, o artigo se volta para as interseções entre política, religião e os modos de ativação de discursos e conversações no Facebook. O corpus de análise é composto por um conjunto de 2.187 comentários publicados na página oficial da revista Época. Para isso, o percurso metodológico traçado se inspira em referências sobre conversações online e dinâmicas de troca de argumentos, justificação recíproca e incivilidade quando se trata de buscar melhor compreensão ou resolução de problemas morais. A análise, por sua vez, está dividida em três eixos: a) o relacionamento entre os interlocutores através de marcadores identitários; b) a explicitação e justificação de premissas que sustentam as considerações e argumentos trocados; e c) a negociação de parâmetros de justiça que contemplem interesses coletivos.

Leia o artigo <<<Conversações políticas e midiatização no Facebook: interações e conflitos a partir dos comentários sobre as ações da Frente Parlamentar Evangélica>>> ou baixe diretamente no portal da revista Intercom – RBCC.

Confira outros textos de <<<Ângela Cristina Salgueiro Marques>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 Confira outros textos de <<<Bruno Menezes Andrade Guimarães>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *