Exibir tudo

Catolicismo e estratégias de reposicionamento sociorreligioso: a Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte

Dissertação - Cultura Midiática e Religião
Fabrício Garcia Terrezza

Resumo

Para se reposicionar socialmente e alterar o quadro de perdas contínuas – de fiéis, prestígio e poder –, a Igreja Católica se empenha em criar estratégias de reelaboração/reafirmação da memória religiosa e em reposicionar-se socialmente. Exemplo disso é a Catedral Metropolitana Cristo Rei, em construção na cidade de Belo Horizonte (MG). O megatemplo é apresentado oficialmente como lugar de espiritualidade, encontro, prestação de serviços, diálogo que “congrega os diferentes tecendo a unidade na diferença”; um “lugar artístico e cidadão”, “resposta às muitas carências estampadas nos cenários das sociedades contemporâneas”, conforme publicado no site www.catedralcristoreibh.com.br. Para alcançar esses propósitos, a Igreja precisou rever sua relação com os meios de comunicação, dando-lhes uma nova dimensão e os tornando ferramentas para divulgação dos conteúdos religiosos e outros relacionados à sustentação do projeto da catedral. Com isso, procura (re)constituir simbolicamente a união do povo católico, a memória religiosa e a identidade ameaçada pelo esquecimento coletivo, pela mobilização religiosa e pela privatização da religião. Para conhecer as expectativas, os valores e as perspectivas institucionais ligadas ao projeto da catedral, bem como as estratégias traçadas em busca do sucesso do empreendimento, foram realizadas análises de entrevistas dos responsáveis pela comunicação institucional da Arquidiocese. A análise desse material deu indicadores importantes das estratégias de criação de canais de solidariedade e sentimento de comunidade, conjugados com as condições contemporâneas de exercício da religiosidade.

Leia a dissertação <<<CATOLICISMO E ESTRATÉGIAS DE REPOSICIONAMENTO SOCIORRELIGIOSO: a Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte>>> de Fabrício Garcia Terrezza ou baixe  diretamente no repositório digital da FUMEC.

Confira outros textos de <<<Fabrício Garcia Terrezza>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *