Carlos Alberto de Carvalho (orgs.)

SINOPSE

Este livro é fruto de uma bem-sucedida atividade coletiva, desenvolvida ao longo de um semestre na disciplina Estudos Avançados I, obrigatória para discentes em início da trajetória de doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Como o Programa é composto por três linhas de pesquisa, Pragmáticas da Imagem, Processos Comunicativos e Práticas Sociais e Textualidades Midiáticas, a disciplina tinha como um dos seus desafios articular conteúdos que fossem teórica e metodologicamente potencialmente produtivos para todas as pessoas matriculadas, de preferência, contribuindo para a trajetória de construção das teses. A alternativa que me pareceu mais promissora foi a de trabalharmos em torno das temáticas midiatização e textualidades, considerando-as como universos teóricos capazes de lançar luzes a cada proposta individual de pesquisa, sem a pretensão de imposição de teorias, até pelo necessário respeito às escolhas que orientaram o ingresso no doutorado de cada pessoa.

Sumário

Apresentação

Midiatização: a vivência do conceito 8
Luís Mauro Sá Martino
Prefácio
Por que midiatização e textualidades? 15
Carlos Alberto de Carvalho

Parte 1

Dimensões teóricas
Midiatização: investigações brasileiras e europeias e o midiacentrismo 19
Carlos Alberto de Carvalho

Reflexões astronômicas sobre a midiatização 41
José Antônio Ferreira Cirino

Parte 2

Aplicações empíricas

Midiatizando a mídia: os “Instant Articles” e a força de moldagem do Facebook sobre o jornalismo 65
Amanda Chevtchouk Jurno

Midiatização em conflito: reflexões sobre a Guerra do Golfo no cinema de Harun Farocki 80
Luís Felipe Flores

Mídia e terrorismo: as estratégias de grupos terroristas para a manutenção do poder numa sociedade midiatizada 106
José Tarcísio da S. Oliveira Filho

 

Memória e midiatização: livros-reportagem como guardiões da memória de um tempo? 126
Leylianne Alves Vieira

 

#InternetJusta ou #InternetSobAtaque? Midiatização e estatuto de conectividade na internet 144
Polyana Inácio Rezende Silva

Juventude e participação política: os processos de midiatização e de construção do discurso em torno do movimento “Não Fechem Minha Escola” 167
Francine Altheman

Midiatização como universo ideal da Narrativa Transmídia 183
Lívia de Pádua Nóbrega

“Bioshock”: o mundo compactado e a midiatização da memória 205
Rodrigo Campanella G. Barbosa

Self, suor e exposição da vida íntima: a imagem de Gabriela Pugliesi no contexto da midiatização 224
Fernanda de Faria Medeiros

#Deixamos o não em casa e saímos com o nunca. Midiatização na Publicidade: a centralidade da mídia X a força dos textos 244
Letícia Alves Lins

A midiatização da experiência religiosa: uma análise do Instagram da Igreja Batista Lagoinha Savassi 267
Bruno Menezes Andrade Guimarães

Midiatização na ciência: a controvérsia da “pílula do câncer” 288
Aline Bastos, Verônica Soares da Costa

“Casos de Família” e os sentidos da midiatização das práticas psi 318
Rafael Barbosa Fialho Martins

Sobre a autoria dos artigos 242

Baixe gratuitamente o livro <<<MIDIATIZAÇÃO E TEXTUALIDADES: Dimensões teóricas e aplicações empíricas>>> ou acesse no <<<site do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG>>>.

mm
Marco Túlio de Sousa
Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *