QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

17 de outubro de 2017

Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) realiza reunião no dia 17/10/2017

O grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) realiza nesta terça (17/10/2017), de 14h às 17h, na sala 316, Ed. Capa, Campus Rudge Ramos, na Universidade Metodista de São Paulo. É possível participar on line pelo link: https://youtu.be/j0w4xCp0VEI. A reunião contará com a […]
13 de outubro de 2017

FAPCOM oferece curso de extensão gratuito sobre comunicação e religião

  A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) oferecerá nos dias 21/10, 28/10, 11/11, 18/11 e 25/11 o curso “Comunicação, religião e as tecnologias do sagrado“. As aulas serão ministradas pelo professor Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar de 9h às […]
11 de outubro de 2017
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos: “tipo, o dia inteiro, né?”

Chirlei Diana Kohls Resumo Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como […]
9 de outubro de 2017
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Categorias do simbólico nos ambientes de comunicação: dois estudos sobre religião

João Damasio da Silva Neto Resumo Com uma preocupação epistemológica, este texto se refere ao modo de elaboração de categorias de análise nas ciências da comunicação, tomando por exemplo dois estudos do autor sobre mídia e religião no escopo das […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!