Marco Túlio de Sousa


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Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.

Alexander Fajardo

Mestre


Mestre em Ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), na área de concentração: Ciências Sociais e Religião. Dissertação acerca dos evangélicos e o rádio. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001). Graduação em Teologia Faculdade Teológica Sul Americana (2017). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior. Pesquisador nos grupos de pesquisa: RELEP e Religião, Memória e Cultura. Atualmente professor na Faculdade Nazarena do Brasil na cidade de Campinas.

Aline Dalmolin

Doutora


Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). É professora no curso de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e religião, imprensa católica, jornalismo e história da imprensa.

Ana Cássia Pandolfo Flores

Doutoranda


Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também se graduou em Relações Públicas. Em sua pesquisa de mestrado estudou as processualidades da midiatização a partir no portal da Canção Nova. Já no doutorado analisa a atuação de leigos católicos que, por iniciativa própria, mantém na internet blogs e páginas em redes sociais sobre catolicismo. Já atuou como gerente de comunicação do escritório nacional do movimento da Renovação Carismática Católica. Tem interesse nas temáticas religião e internet, cultura material e etnografia.

Antonio Fausto Neto

Doutor


Pós-doutor em Comunicação pela UFRJ, doutor em Comunicação pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) da França, mestre em Comunicação pela Universidade Nacional de Brasília (UNB) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é professor titular do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Interessa-se por temas relacionados a jornalismo, discurso, noticiabilidade, estratégias midiáticas e midiatização, tendo também já estudado objetos que envolvem religião, discurso e mídia, especialmente no âmbito televisivo.

Antonio Spadaro

Doutor


Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Graduado em Filosofia (Universidade de Messina), Teologia (Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional) e Comunicação Social (Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma). É padre jesuíta da Igreja Católica Apostólica Romana e editor chefe da revista La Civiltà Cattolica. Já escreveu mais de 20 livros, dentre eles "Ciberteologia - Pensar o cristianismo nos tempos da rede" (Paulinas). Desenvolve pesquisas sobre internet e religião.

Dora Deise Stephan Moreira

Doutoranda


Doutoranda em Ciência da Religião (UFJF) e mestre em Comunicação (UFJF). Tem experiência principalmente na área de Comunicação, atuando nos seguintes temas: Religião e interfaces com a mídia; Religião e interfaces com a política; Movimento (neo)pentecostal; Movimento de Renovação Carismática Católica e Programas Televangélicos: Fala Que Eu Te Escuto (Igreja Universal do Reino de Deus/Rede Record) e Direção Espiritual (TV Canção Nova/Igreja Católica).

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão

Doutor


Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialista em Marketing e Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero e graduado em História pela USP. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Autor de A grande onda vai te pegar: marketing, espetáculo e ciberespaço na Bola de Neve Church (2013), organizador de Religiões e religiosidades no (do) ciberespaço (2013) e de Religiões e religiosidades em tempos de marketing, espetáculo e ciberespaço (2014), dentre outras publicações.

Eduardo Refkalefsky

Doutor


Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a Tese "Comunicação e Posicionamento da Igreja Universal do Reino de Deus: um estudo do Marketing Religioso". Professor do curso de Comunicação da UFRJ. Suas áreas de interesse compreendem negociação, comunicação interpessoal, comunicação não-verbal, técnicas de apresentação, comunicação estratégica, design thinking e comunicação e religiosidade brasileira.

Francieli Jordão Fantoni

Mestre


Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), jornalista formada pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), acadêmica de Produção Editorial da UFSM. Tem interesse na área de comunicação com ênfase nas temáticas mídia e religião, midiatização, comunicação empresarial/organizacional, redes sociais, teoria dos sistemas, semiótica/semiologia e editoração. Participa do grupo de pesquisa "Lógicas interacionais entre produção e recepção nos jornais gaúchos" da UFSM.

Iuri Andréas Reblin

Doutor


Doutor e mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). É autor das obras "Para o Alto e Avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis", "Outros cheiros, outros sabores... o pensamento teológico de Rubem Alves" e "O Planeta Diário: rodas de conversa sobre quadrinhos, super-heróis e teologia". Sua pesquisa está direcionada para os seguintes tópicos: teologia, arte, cultura pop, quadrinhos, superaventura, narratividade, super-heróis, mito e religião, o pensamento de Rubem Alves, ensino religioso. É professor da Faculdades EST. Em 2013, recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Teologia, subcomissão da área Filosofia/Teologia.

Jefferson Rodrigues de Oliveira

Doutorando


Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO/UERJ com ênfase nas linhas temáticas de Geografia Cultural e Geografia da Religião. Bacharel e em Geografia pela mesma universidade. Atualmente é professor colaborador e pesquisador no Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura – PEAGERC e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura – NEPEC, onde desenvolve pesquisas e estudos voltados para a dimensão espacial do sagrado, hierópolis ou cidades-santuário, peregrinações pós-modernas, espaço sagrado e espaço profano, ciberespaço, mídias e hipermodernidade.

Jênifer Rosa de Oliveira

Mestre


Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), na linha Comunicação Midiática nas Interações Sociais. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas - pela UFMG e em Tecnologia em Radiologia pelo CEFET-MG. Atualmente dedica-se a pesquisas que envolvam as interfaces entre mídia e religião no segmento evangélico.

João Damasio da Silva Neto

Mestre


Mestre em Comunicação (UFG), graduado em Jornalismo (Faculdade Araguaia), técnico em Sistemas de Informação (CEFET-Urutaí) e ator na Cia. Teatro Ser. Atualmente, é jornalista na secretaria nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Tem interesse em teoria e método da comunicação e estuda na interface com a antropologia da religião, com foco em espiritismo, urbanidade e mito.

Jorge Miklos

Doutor


Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição. É graduado em História e Ciências Sociais. Pesquisador do grupo de Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) e do MIRE - Mídia, Religião e Cultura (UMESP). É professor titular do PPG em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP) e das Faculdades de Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Pesquisa a Cibercultura, com foco em: Tecnoreligiosidade; Teorias do Imaginário; Mídia e Religião; Comunicação, Comunidades e Movimentos Sociais Contra-Hegemônicos. É autor do livro "Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura (Ideias e Letras)".

José Reginaldo Aguiar

Mestre


Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), com intercâmbio Erasmus+ na Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Jornalismo pela mesma universidade. Trabalhou ainda como repórter da TV Cidade e da TV Ceará. Tem experiência em assessoria de comunicação; consultoria de media training; telejornalismo; docência do ensino superior, com ênfase em Telejornalismo; produção, reportagem e edição de vídeos institucionais; e apresentação e organização de eventos.

Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein

Doutora


Pós-Doutorado pela University of Cambridge - UK (2013), mestrado em Comunicação pela UFPE (2003) e doutorado em Sociologia pela UFPE (2008). É graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1990) e em Teologia pelo Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (2000). É professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Interessa-se por: mídia, publicidade e propaganda, planejamento de campanha, marketing, mídias digitais e discurso religioso. Em seu mestrado estudou o "marketing religioso" da Igreja Renascer e no doutorado analisou o programa Show da Fé da Igreja Internacional da Graça.

Luís Mauro Sá Martino

Doutor


Pós-doutorado pela School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2009), é doutor e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. É professor do PPG em Comunicação da Faculdade Casper Líbero. Autor dos livros "Teoria das Mídias Digitais" (Vozes, 2014), "The Mediatization of Religion" (Ashgate, 2013), "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009), "Comunicação e Identidade" (Paulus, 2010), "Mídia e Poder Simbólico" (Paulus, 2003), "O habitus na Comunicação" (Paulus, 2003). Dedica-se aos estudos de Teoria da Comunicação, Comunicação e Política e processos de Midiatização da Religião.

Luiz Antonio Signates Freitas

Doutor


Pós-doutor em Epistemologia da Comunicação (Unisinos), doutor em Comunicação (USP), mestre em Comunicação (UnB), especialista em Políticas Públicas (UFG) e graduado em Comunicação - Jornalismo (UFG). Atualmente é professor no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente do doutorado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordena os Núcleos de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política (UFG), Comunicação e Religiosidade (UFG) e Comunicação e Cidadania (PUC-Goiás). É pesquisador nas áreas de Comunicação e de Ciências da Religião. Tem estudado o espiritualismo brasileiro em seus âmbitos antropológico, sociológico e comunicacional.

Magali do Nascimento Cunha

Doutora


Doutora em Comunicação pela USP, mestre em Memória Social pela UFRJ e graduada em Jornalismo pela UFF. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) e coordenadora da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM). Realiza pesquisas que buscam compreender os processos comunicacionais midiáticos a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes, tais como identidade, memória, consumo, religião. É autora do livro "A Explosão Gospel: Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil".

Márcia Rogério Marat Grilo

Doutora


Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication pela Université Nice Sophia Antipolis (França), mestre em Sciences et Technologies de l’Information, de la Communication et Médiation des Connaissances pela Université de Montpellier I (França) e graduada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Leciona na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal. É membro do IARSIC (Institute for Advanced Religious Studies and Communications Internetworking) e do Centro de Investigação Sic Lab Méditerranée (França). Tem interesse pelas seguintes áreas: comunicação e espaço público; comunicação organizacional; organizações religiosas; mídia e religião – foco nas relações entre fontes de informação religiosas e campo jornalístico; e uso de novas tecnologias da comunicação pela religião.

Mihaela-Alexandra Tudor

Doutora


Doutora em Sociologia da Economia e graduada em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade de Toulouse Jean Jaures da França. É professora da Universidade Paul Valery de Montpellier. É membro do grupo de pesquisa CORHIS, sendo responsável pelo eixo "Comunicação e Transformação Social", e também do IARSIC (Institute for Advanced Religious Studies and Communications Internetworking), onde atua como diretora das edições IARSIC. É editora executiva do periódico Essachess – Journal for Communication Studies. Sua pesquisa foca no estudo da comunicação da fé em espaços (multi)midiáticos da esfera pública, comunicação simbólica e uso de novas tecnologias da comunicação pela religião.

Moisés Sbardeloto

Doutor


Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É autor de "E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet". É colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço-alemão Hans Küng. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na interface mídia e religião, com foco em questões que envolvem religião e internet.

Nathalie Hornhardt

Mestre


Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (2011). É professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Participa como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop. Tem experiência nas áreas de Mídia, Religião e Artes, com ênfase em documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras, comunicação, filosofia e religião.

Pedro Gilberto Gomes

Doutor


Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Santiago e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professor titular do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Interessa-se por temas ligados à comunicação, midiatização, educação e religião.

Stefan Bratosin

Doutor


Doutor em Teologia Reformada e Comunicação e Informação pela Universidade Charles de Gaulle Lille 3 da França. É professor da Universidade Paul Valery de Montpellier 3. Orienta pesquisas de doutorado e tem interesse nas seguintes áreas: religião online, esfera pública, secularização, organizações religiosas, mídia e religião. É diretor do grupo de pesquisa CORHIS EA 7400 (Université Paul Valéry de Montpellier) e também do IARSIC (Institute for Advanced Religious Studies and Communications Internetworking). Atua como editor do periódico Essachess - Journal for Communication Studies.

Terézia Rončáková

Doutora


Doutora pela Faculty of Mass Media Communication of St. Cyril and Method University da Universidade Católica de Ruzomberok (Eslováquia) e graduada em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Universidade Comenius em Bratislava. Trabalhou como jornalista na Rádio Vaticano e na agência de notícias SITA. Atualmente é docente na Faculty of Mass Media Communication of St. Cyril and Method University da Universidade Católica de Ruzomberok. Tem interesse por temáticas que envolvem a intersecção entre jornalismo e religião (especialmente a católica).

Viviane Borelli

Doutora


Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No doutorado foi bolsista do Porticus Program for Research in Media Religion and Culture (EUA). É professora na graduação em Jornalismo e docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação UFSM. Interessa-se por temas relacionados à mídia e religião, midiatização das práticas sociais e estratégias discursivas da mídia.

Wagner Bandeira

Doutorando


Doutorando pelo programa de pós-graduação em Arte e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena a equipe de produção multimídia no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG) e integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG). No mestrado analisou as características de hipertexto na bíblia impressa e na digital.

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