Exibir tudo

Categorias do simbólico nos ambientes de comunicação: dois estudos sobre religião

Artigo-Cultura Midiática e Religião
João Damasio da Silva Neto

Resumo

Com uma preocupação epistemológica, este texto se refere ao modo de elaboração de categorias de análise nas ciências da comunicação, tomando por exemplo dois estudos do autor sobre mídia e religião no escopo das teorias de sistemas sociais de Luhmann e Habermas. Propõe-se a identificação de sistemas e de seus ambientes de comunicação, definidos a partir do tipo de símbolos em comum. Ou seja, os símbolos delimitam os ambientes de comunicação possível entre os sistemas. Assim, a mídia é um sistema em relação a outros. E a midiatização constitui-se como processo simbólico da mídia, que denota sua alta capacidade de comunicação envolvendo os próprios ambientes entre sistemas simbólicos.

Leia o artigo <<<Categorias do simbólico nos ambientes de comunicação: dois estudos sobre religião>> por João Damasio da Silva Neto ou baixe diretamente no site do I Congresso Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais da Unisinos.

Confira outros textos de <<<João Damasio da Silva Neto>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *