Exibir tudo

A ecologia da Comunicação Católica: do sermão à missa de televisão

Dissertação - TV e Religião
Luiz Guilherme Leite Amaral

Resumo

Este trabalho tem como tema os processos comunicacionais que envolvem o ritual da missa católica, especialmente para a missa televisiva. A questão que norteia o trabalho busca investigar quais são as diferenças e similitudes entre a missa presencial e televisiva. Sendo assim, a hipótese é a de ser a missa uma mídia, no sentido de um elemento da e para a cultura e um catalizador do processo comunicacional em sua complexidade. O objetivo geral é pensar os processos comunicacionais da missa televisiva sob o escopo as Teorias das Mídias e da Ecologia da Comunicação. Como corpus, elegemos as atas do Concílio Vaticano II da Igreja Católica no tocante aos rituais da missa presencial e televisiva. A metodologia consiste em pesquisas bibliográficas e observatórias a fim de se verificar a aplicação das normas de tais atas nas missas presencial e televisiva e a comparação entre ambas. Conclui-se que a missa televisiva não é apenas técnica/tecnologia, mas um conjunto organizado de situações e rituais preparados para atingir um fim específico, a saber, oferecer ao fiel católico possibilidades de assistir a missa sem o deslocamento espacial com a mesma validação do presencial. A pesquisa indica possíveis alterações e atualizações decorrentes do uso das mídias na vivência do fiel católico.

Leia a dissertação  <<<A ecologia da Comunicação Católica: do sermão à missa de televisão>> por Luiz Guilherme Leite Amaral.

Confira outros textos de <<<Luiz Guilherme Leite Amaral>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

 

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *