Exibir tudo

O que faz o diabo na IURD: estudo de exorcismos realizados pelos bispos Macedo, Correa e Guaracy, entre 2010 e 2014, disponíveis no Youtube

Artigo - Internet e Religião
Ivana Soares Paim

Resumo

A partir da observação e análise de alguns vídeos de exorcismos divulgados no YouTube, foram identificadas algumas finalidades da imagem do Diabo na Igreja Universal do Reino de Deus sob o viés do conceito de “acontecimento provocado”, de Charaudeau. Além de descrever essas finalidades, este artigo delineia algumas características desses exorcismos e desse Diabo, que nascem para ser televisionados, reforçando a busca por visibilidade da IURD. O processo de busca por visibilidade desta igreja nas redes sociais altera a ação tradicional de realizar rituais religiosos e a ação de propagandear a própria igreja, o que o aproxima de uma das maneiras de compreender a mediatização.

Leia o artigo  <<<O que faz o diabo na IURD: estudo de exorcismos realizados pelos bispos Macedo, Correa e Guaracy, entre 2010 e 2014, disponíveis no Youtube>>> por Ivana Soares Paim ou baixe diretamente os anais do I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. O texto vai da página 249 e vai até a 267 do arquivo.

Confira outros textos de <<< Ivana Soares Paim>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

 

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *