Exibir tudo
Artigo-Cultura Midiática e Religião
Catiane Rocha Passos de Souza

RESUMO

O objetivo principal deste trabalho é analisar fragmentos de memórias que informam sobre as operações constitutivas e as condições do processo de midiatização das igrejas Assembleias de Deus no Brasil. O percurso analítico considera os postulados de Eliseo Verón quanto ao fenômeno midiatização. O corpus de análise se constitui de atas, documentos, publicações diversas que registram, desde a década de 30, a luta por poder interno subsumindo o “carisma” a uma direção burocrática. A partir da década de 80, as disputas de poder ultrapassaram os limites institucionais, alcançaram outros espaços como bancadas parlamentares, empresas de telecomunicações e o mercado cultural. Enfim, ao analisar o percurso da midiatização das Assembleias de Deus é possível compreender os desdobramentos desse processo na sociedade brasileira contemporânea.

Leia o artigo  <<<Assembleias de Deus em vias de midiatização: entre dizeres e silêncios>>> por Catiane Rocha Passos de Souza ou baixe diretamente nos anais do I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. O texto vai da página 147 e vai até a 167 do arquivo.

Confira outros textos de <<<Catiane Rocha Passos de Souza>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

 

 

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *