Exibir tudo

A circulação discursiva de Macedo e Santiago nas redes sociais Twitter e Facebook

Artigo - Internet e Religião
Francieli Jordão Fantoni

RESUMO

A circulação oferta um espaço/lugar de produção, operacionalização e regulações dos sentidos. É por meio de negociações e apropriações discursivas que a circulação se estabelece como “zona de contato/interpenetrações”, sendo complexificada com a ambiência digital. Neste sentido, procura- se com esta investigação analisar a circulação das distintas estratégias discursivas dos líderes religiosos Edir Macedo e Valdemiro Santiago, nas redes sociais Twitter e Facebook. Metodologicamente, opta-se pela Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, de forma a analisar o acoplamento entre atores/religião, sociedade e comunicação, e a semiologia proposta por Eliseo Verón e Adair Peruzzolo, para investigação dos discursos. Observa-se que o discurso modifica a rota da circulação a cada nova interação entre os sistemas.

Leia o artigo  <<<A circulação discursiva de Macedo e Santiago nas redes sociais Twitter e Facebook>>> por Francieli Jordão Fantoni ou baixe diretamente nos anais do I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. O texto vai da página 125 à 145 do arquivo.

Confira outros textos de <<<Francieli Jordão Fantoni>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *