Exibir tudo

Um boteco católico na internet: facetas da midiatização da religião no blog O Catequista

Artigo - Internet e Religião
Ana Cássia Pandolfo Flores, Sandra Rubia da Silva

RESUMO

O artigo objetiva analisar a midiatização da religião na internet buscando compreender o papel do fiel ao apropriar-se de discursos sobre a Igreja Católica. Para tanto,desenvolve um estudo do blog católico O Catequista. A abordagem leva em conta a visão dos agentes sociais a respeito de suas próprias práticas. Por isso, além da análise do blog em si, foram realizadas entrevistas por e-mail com os responsáveis pela iniciativa. Os resultados apontam para uma atuação do fiel na internet marcada pela busca por referências explícitas nos campos sociais que movimenta, gerando experimentações e ressignificações do catolicismo que parecem sinalizar um processo de consumo criativo que visa decodificar e conferir sentido às mensagens religiosas disponíveis na rede.

Leia o artigo <<<Um boteco católico na internet: facetas da midiatização da religião no blog O Catequista>>> por Ana Cássia Pandolfo Flores e Sandra Rubia da Silva ou baixe diretamente no site da revista Ínterin.

Confira outros textos de <<<Ana Cássia Pandolfo Flores>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Sandra Rubia da Silva>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *