Exibir tudo

Os Paradoxos da presença da Igreja católica nas redes

Artigo - Internet e Religião
Carlos Eduardo Souza Aguiar

RESUMO

Esta Comunicação busca compreender três diferentes paradoxos provocados pela intensa presença institucional da Igreja Católica nas redes digitais. Inicialmente, nós analisamos o contraste existente entre a tradicional estrutura analógica e hierárquica da Igreja e a estrutura horizontal e colaborativa que emerge na sociedade contemporânea graças ao advento das redes digitais. Em seguida, nós colocamos em evidência a incompatibilidade entre dois modelos comunicativos distintos, o modelo da disseminação das boas novas que caracteriza a tradição comunicativa católica e o modelo dialógico suscitado pela natureza comunicacional das redes digitais. Finalmente, nós analisamos o paradoxo existente entre a prática comunicativa da igreja, caracterizada por uma abordagem instrumental dos meios e parcialmente baseado na teologia agostiniana, e um novo discurso eclesiástico emergente que, ao buscar adaptar-se à nova realidade comunicacional, prega que o principal desafio da instituição não é saber como bem utilizar e empregar as novas tecnologias, mas colaborar na compreensão profunda desse novo ambiente.

Leia o artigo <<<Os Paradoxos da presença da Igreja católica nas redes>> por Carlos Eduardo Souza Aguiar ou baixe diretamente no site da revista Horizonte.

Confira outros textos de <<<Carlos Eduardo Souza Aguiar>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

 

mm
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *